Maripá: Moradores de Candeia terão transporte gratuito para votar na eleição do Conselho Tutelar

Como não haverá urna no distrito de Candeia, os eleitores deverão se descolar até o distrito de Pérola Independente.

A eleição para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Maripá será neste domingo, dia 1º de outubro, das 8h às 17h. Serão dois locais de votação. Os eleitores das sessões 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 67, 77, 89 e 127 votam na Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli, na Sede do Município e quem pertence às sessões 51, 52, 53, 54 e 55 devem votar na Escola Municipal Pedro Álvares Cabral no Distrito de Pérola Independente.

Como não haverá urna no distrito de Candeia, os eleitores deverão se descolar até o distrito de Pérola Independente. Por isso, o governo municipal vai disponibilizar transporte gratuito para garantir o direito ao voto. O transporte terá saída às 9h e retorno às 10h no período da manhã. Já no período da tarde, a saída será às 14h e o retorno às 15h, em frente à Unidade Básica de Saúde de Candeia.

O Conselho Tutelar é o órgão responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, composto por cinco membros titulares, que terão mandato de quatro anos, ou seja, de 2024 a 2027.

“O voto para o Conselho Tutelar não é obrigatório, mas é fundamental que a população participe deste processo eleitoral para definir os novos conselheiros, pois eles têm um papel muito importante na garantia dos direitos das crianças e adolescentes de nosso município. Fica o apelo do governo municipal para que os munícipes votem e exerçam o seu papel enquanto cidadão”, ressalta o prefeito Rodrigo Schanoski.

Os candidatos que concorrem à eleição e seus respectivos números de candidatura são: Eliton Silvio de Souza (101), Janice Solange Petry (102), Cleunice da Fátima da Rosa (103), Bruna Michelli Cosmo (104), Teresinha Eichinger (105), Ana Paula Rodrigues Felício Ortiz (106), Sandra Márcia Riechel (107), Priscila da Silva de Lima Much (108), Antônia Darlly de Oliveira Santos (109), Cláudia Marquardt (110), Juliane Tatiane Henschel Szimanski (112).

Vale ressaltar que o eleitor poderá votar em apenas um candidato e é necessário apresentar título de eleitor e documento com foto válido em todo o território nacional.

A eleição é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Maripá, com apoio do Governo Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social, sendo a fiscalização feita pelo Ministério Público do Estado do Paraná.