Maripá: Biblioteca Pública Cidadã lança 18ª edição do Concurso Passaporte do Leitor

O concurso é direcionado aos estudantes do 1º ao 5º ano, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental I e do Ensino Especial da rede municipal.

A Secretaria de Cultura e Esportes, por meio da Biblioteca Pública Cidadã Professora Marlene Alenbrant lançou no final de maio o Concurso do Passaporte do Leitor nas escolas da rede municipal de ensino de Maripá. Em sua 18ª edição, o concurso tem o objetivo de incentivar e melhorar o hábito de leitura, com o intuito de formar leitores mais críticos e conscientes.

“Este concurso já é tradicional no município e trouxemos algumas novidades este ano, como a premiação e a forma de disputa. A leitura tem uma importância muito grande no desenvolvimento da criança, seja o hábito de ler por prazer, para estudar ou para informar-se. Os alunos tem buscado a biblioteca com o intuito de ler como forma de estudo e prazer e posteriormente concorrer a premiação”, afirma o secretário de Cultura e Esportes, Jony Zils.

O concurso é direcionado aos estudantes do 1º ao 5º ano, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental I e do Ensino Especial da rede municipal. O prazo para participação e entrega dos resumos vai até 27 de outubro.

A premiação desta edição vem com novidades e irá premiar o 1º lugar de cada categoria com uma Assistente Virtual (Alexa), um relógio Smartwatch para o 2º lugar e um fone de ouvido Bluetooth para o 3º lugar. Os estudantes concorrerão entre as turmas das escolas municipais, de acordo com o ano que está estudando.

Para concorrer ao Passaporte do Leitor, o aluno deverá observar o número mínimo de resumos para cada ano, sendo:

  • Alunos do 1º ano: mínimo 6 resumos;
  • Alunos do 2º ano: mínimo 8 resumos;
  • Alunos do 3º ao 5º ano: mínimo 10 resumos;
  • Classe Especial: mínimo 7 resumos;
  • EJA: mínimo 7 resumos.

A avaliação do Passaporte do Leitor será realizada por uma comissão de avaliação, designada pela Secretaria de Cultura e Esportes, relacionada à área de ensino e com conhecimento em literatura infantil e infantojuvenil.

Será premiado o aluno que tiver maior número de livros lidos e compreendidos, do qual tenha feito o resumo no caderno/ficha do passaporte do leitor, não podendo ser cópia ou reprodução do livro.