“Latinha na Roda” arrecada mais de R$4 mil em Jesuítas

Informações e fotos: Ademir de Brito / Jornal e Portal O Regional

Numa belíssima iniciativa, um solidário cidadão de Jesuítas conseguiu mobilizar toda comunidade para ajudar pacientes/cadeirantes e de quebra contribuir com a preservação ambiental. Cesar Piva Glinglani, que trabalha na Chevrolauto Auto Peças e Acessórios, decidiu converter materiais recicláveis em cadeiras de rodas, para serem doadas a quem possa precisar.

A campanha foi iniciada em 2018. Sozinho, Cesar com seu trabalho de mobilização, conseguiu juntar na varanda de sua casa 600 garrafas pets, cheias de lacres de alumínio. A partir daí, ele percebeu que poderia envolver os segmentos organizados da sociedade em sua empreitada. Primeiramente convidou a Acij, (Associação Comercial e Industrial de Jesuítas). Na sequência o prefeito Junior Weiller, entre outras lideranças, também abraçou campanha e a corrente de solidariedade ganhou importantes elos para envolver praticamente toda a comunidade. Entre tantos empresários e famílias que ajudaram, um dos grandes destaques foram os alunos, que participaram com alegria do empreendimento.

Além de lacres de alumínio, a campanha arrecadou tampas plásticas, tampas de metal e blisters (embalagem de comprimidos). Cesar contou que baldes usados e galões de água vencidos [todos doados] foram utilizados como recipientes, sendo distribuídos nos pontos de coleta. Os recipientes foram identificados com a logomarca da campanha, com adesivos doados pela empresa Acesso Informática e Comunicação Visual. Na sequência, a separação do material foi concluída com a utilização de bags, doados pela Copacol.

O material que estava separado e estocado na Acij totalizou 431,9 quilos lacres; 607,260 quilos de tampas plásticas; 715,56 quilos de tampas de metal e ainda 6,5 bags, de blisters que ainda serão pesados e negociados posteriormente. A estimativa é que o valor ultrapasse R$ 4mil.

Nos próximos dias a comercialização do material deverá ser concluída. Para isso, Cesar conta com o apoio do Rotary Club de Assis Chateaubriand, que tem know-how sobre o assunto. Há tempos a ONG chateaubriandense desenvolve campanhas semelhantes e também já doou cadeiras de rodas para a comunidade. A pessoa que está auxiliando César na campanha é o presidente da comissão de imagem pública do Rotary, Claudinei Lúcio.

Cesar justificou que esta primeira etapa era para ter sido concluída no ano passado, mas devido a pandemia teve que ser adiada. Contudo, com a consolidação da campanha, fruto do engajamento de toda comunidade, novas etapas da campanha “Latinha na Roda”, serão feitas. Na próxima, além dos materiais recicláveis da primeira etapa, buchas utilizadas para lavar louças, também serão arrecadadas.

“Agradeço a participação de todos, das empresas, da Acij, da prefeitura, da Copacol, do Rotary e principalmente da população, desde da pessoa que guardou uma tampinha àquelas que juntaram sacoladas, muito obrigado”, disse César Piva Glinglani, idealizador da campanha “Latinha da Roda”.

ACIJ – “Não me lembro de nenhuma empresa que se recusou a participar da campanha, inclusive, quase todo material foi entregue já separado, disse a gerente executiva da Acij Lucicleia Neves Rissato responsável por coordenar a participação da Acij. Segundo ela, 80 empresas de Jesuítas aderiram a proposta de Cesar. “Foi um grande gesto de solidariedade, de carinho e de capricho dos comerciantes e das crianças, que participaram com alegria. A campanha nos deixou muito felizes como seres humanos”, disse Cleia, complementando que quanto mais cidades aderirem à campanhas como esta, melhor será para a questão da sustentabilidade, da limpeza das cidades, para o combate à dengue, além de ajudar quem precisa.

Já o atual presidente da Acij, Cláudio Roberto Carraro, disse que está sendo prazeroso participar do encerramento da primeira etapa da campanha. Ele enalteceu o trabalho iniciado pela gestão anterior da Associação e agradeceu a toda a população que contribui, em especial aos empresários da cidade.

PONTO À PONTO DE AMOR – Esta não é a primeira ação solidária encabeçada por Cesar Piva Glinglani, em Jesuítas. Ele já foi merecidamente reconhecido pelo sucesso da campanha “Ponto à Ponto de Amor”, que arrecada novelos de lã, destinados à confecção de mantas para bebês recém nascidos carentes. Esta campanha tem como madrinha a jornalista, apresentadora e radialista, Olga Bongiovanni.

Cesar durante uma live transmitida pelo Jornal O Regional, na tarde de quinta feira. Com ele o diretor do jornal, Ademir Brito dos Santos, a gerente executiva da Acij, Cleia e presidente da associação, Claudio Carraro.

Informações e fotos: Ademir de Brito / O Regional e Portal O Regional