Jorge Enomoto: trabalho incansável pelo progresso e desenvolvimento de Assis e região!

FOTOS e INFORMAÇÕES: Portal O Regional / Texto extraído do livro “Nossa História” de autoria de Ademir Brito

Nesta terça-feira (5), Assis Chateaubriand deu adeus a um grande homem. Jorge Enomoto, 70, faleceu vitima de covid-19. Segue um especial produzido pelo jornalista Ademir de Brito no Portal O Regional, cedido gentilmente ao Portal Boa Notícia contando um pouco grande história desse grande homem:>>>

 

HÁ QUASE MEIO SÉCULO AJUDANDO A CONSTRUIR A “MORADA AMIGA”

Texto extraído do livro “Nossa História” de autoria de Ademir Brito

Assis Chateaubriand cresceu muito nos seus primeiros anos pós-emancipação, mas foi a partir dos anos 70 que o município iniciou a pleno vapor o seu processo de crescimento vertical. A JE Construtora, fundada em 1974, tem e continua tendo um importante papel na nossa história. Sob a responsabilidade do engenheiro civil Jorge Enomoto, foram construídos mais de meio milhão de metros quadrados, o que representa aproximadamente 1/3 das residências e prédios comerciais, 100% dos edifícios e a grande maioria dos prédios públicos hoje existentes na “Morada Amiga”, como: Horto, Lago, Centro de Educação Ambiental e praça de alimentação do Centro de Eventos.  É importante frisar que além de gerar emprego e renda dentro do município, a JE sempre trouxe divisas de outras cidades para Assis com a construção de importantes obras na região e no estado. Por exemplo: a Casa da Cultura e o Centro de Convivência da 3ª idade em Jesuítas, o prédio da Sementes Condor de Corbélia, várias obras da C-VALE e COPACOL nas suas áreas de ação, além de Conjuntos Habitacionais em Nova Cantú, Engenheiro Beltrão, Alto Piquiri e Formosa do Oeste, foram construídos pela JE.

Ao longo desses anos, a JE Construtora sempre manteve uma média de 80 trabalhadores diretos mensalmente. Jorge Enomoto não esconde seu orgulho no que se refere ao desenvolvimento da cidade e a contribuição social com a criação de inúmeras oportunidades de trabalho. Após se formar em Engenharia Civil pela U.F.P.R. e Administração de Empresas pela FAE, veio para Assis Chateaubriand em 1973 juntamente com seu pai, Terji Enomoto, com o objetivo de projetar a cidade para o futuro.

A partir de 1984, Takemi Enomoto, seu irmão e Tecnólogo em Edificações, passou a fazer parte deste sonho também.

Desde que iniciou suas atividades neste ramo, Jorge Enomoto tinha como lema o conceito de que o futuro se faz no dia a dia, no aprimoramento da tecnologia do concreto e do aço, bem como nos cálculos para que o homem e o meio estejam em harmonia.

A JE Construtora sempre primou pela qualidade, seriedade e responsabilidade na execução de obras civis e industriais, edificações, saneamento básico, drenagem, urbanização e prestação de serviços. Estes são os compromissos básicos da empresa, desde sua fundação, em 1974. Nestes 46 anos, a qualidade dos serviços prestados pela empresa é reconhecida pelos mais respeitados clientes dos setores residencial, comercial, público e industrial. No vasto portifólio de obras e serviços prestados é fácil comprovar o grau de satisfação dos seus clientes. São inúmeras as obras realizadas para uma mesma empresa, demonstrando a fidelidade e, consequentemente, a satisfação com o trabalho realizado.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

Elabora projetos para todo tipo de edificação residencial, comercial e industrial, atua na implantação de empreendimentos desde a concepção e detalhamento do projeto, até o gerenciamento de obras de construção pesada, obras de saneamento e obras de edificação em geral.

 RECURSOS HUMANOS

A JE Construtora conta com quadro próprio de funcionários capacitados nas áreas administrativas e de serviços de apoio.  Conta ainda com a participação de profissionais de diversas áreas de Engenharia e Econômico/Financeira altamente qualificados que atuam com dedicação junto a Empresa, garantindo a formação de diversos grupos multidisciplinares para a solução de ampla gama de problemas de Engenharia. O crescimento da JE nas suas diversas áreas de atuação está baseado no uso intenso de seus conhecimentos de engenharia e na mútua confiança demonstrada no relacionamento Cliente e

Prestador de Serviços, aliados a uma postura inovadora e de grande seriedade frente aos desafios apresentados por parte da qualificação de seu Corpo Técnico.

Empresa coligada: JET Engenharia e Construções Ltda., fundada em 2005.

 JORGE ENOMOTO

Engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Paraná em 1973 e formado no mesmo ano em Administração de Empresas, pela FAE, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Negócios Imobiliários. Em 1978 casou-se com Nevair Enomoto com quem tem três filhos: Carolina, Jorge Luís e João Luiz.  Atuou nas áreas de Planejamento, Apropriação, Medição, Produção, no planejamento e construção de bases para silos, secadores, balanças, edificações residenciais, comerciais, obras de saneamento, urbanização e implantação de loteamentos. Participou das soluções para execução de diversas obras especiais, notadamente no que tange aos Processos Construtivos de Estruturas de Concreto. Como Consultor, participou da elaboração de Propostas Técnicas para Obras e Empreendimentos. Na área de edificações e construções civil, atuou na execução de escolas, edifícios, conjuntos residenciais, creches, instalações industriais. Comerciais e redes de água e esgoto.

Sempre planejando o futuro de Assis Chateaubriand

Dos 54 anos de Assis Chateaubriand, a JE Construtora esteve presente em 46 destes, sempre com o anseio do desenvolvimento e do fortalecimento econômico da cidade e região.

“Nossa meta é continuar moldando o progresso da cidade, utilizando o homem como oleiro e as obras como ferramentas de crescimento. A cidade está pronta para os anos vindouros e o maior presente que nós da JE Construtora e Jet Engenharia podemos dar, “é estar presente no seu futuro”, disse Jorge.

 

Edifício Jorge Luiz: O primeiro arranha-céu de Assis Chateaubriand. Numa iniciativa de quem projeta o futuro, o edifício foi idealizado, projetado e construído pela JE Construtora. O nome foi uma homenagem ao seu filho, Jorge Luiz.

FOTOS e INFORMAÇÕES: Portal O Regional / Texto extraído do livro “Nossa História” de autoria de Ademir Brito