ACIJ: Empresários e lideranças se reúnem para discutir segurança no comércio

Nilson Hort / Alto Falante Notícias

Abalados pela onda de furtos que atingiu o comércio de Jesuítas nas últimas semanas, na tarde de ontem (5), vários comerciantes se reuniram na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária do Município (ACIJ) com autoridades locais para apontar problemas e discutir soluções em segurança pública. Com ativa participação dos empresários, a reunião durou por cerca de duas horas.

De acordo com o presidente da ACIJ, Cláudio Carraro, esse primeiro encontro serviu para ouvir os anseios dos empresários e apresentar ao prefeito de Jesuítas a real situação vivida pelos comerciantes, para que o chefe do Executivo Municipal possa encontrar possíveis soluções para o problema de furtos. “Cobramos um maior efetivo da Polícia Militar para aumentar a segurança em nossa cidade. Essa iniciativa nossa foi o primeiro passo rumo a solução desse problema que estamos enfrentando. Novas reuniões serão marcadas e a nossa Associação vai acompanhar, além de cobrar das autoridades todos os dias as propostas feitas pelo prefeito e outras autoridades competentes. Temos que sempre tomar a frente para cobrar providências dos órgãos responsáveis. Caso não sejam tomadas as medidas cabíveis, a insegura acaba tomando conta, e não podemos deixar isso acontecer”, destaca o presidente da ACIJ.

Presente ao evento, o prefeito de Jesuítas, Edicarlos Grizotto Oliveira, ouviu os anseios dos comerciantes e destacou que não é uma solução simples. “Ouvimos propostas trazidas por alguns empresários, explanamos quais foram as nossas ações, como o trabalho intensivo da ROTAM, com policiais das cidades da região no último fim de semana em Jesuítas; um pedido nosso, que foi atendido pelo Capitão Sitarz, do 31° Batalhão da Polícia Militar de Assis Chateaubriand, e pelo Major Cleverson, da Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná, quando estivemos em Curitiba. E também reiteramos nossa disposição e trabalho, para que juntos, possamos encontrar a solução e resolvermos, rapidamente, esse problema que aflige nossos empresários e a nossa população”, detalhou o prefeito.

Várias sugestões de solução foram apontas pelos comerciantes, algumas não sendo possíveis devido a questões legais. No entanto, em consenso, ficou definido a busca por mais policiais militares no município e a instalação de sistema de videomonitoramento interligado em Jesuítas para auxiliar e agilizar o trabalho da polícia. “Junto com a prefeita Elza, de Iracema do Oeste, e com o prefeito Toninho, de Formosa do Oeste, vamos realizar uma ação conjunta para buscar ampliar o nosso efetivo policial para as nossas cidades, pois o nosso destacamento da PM também atende esses outros municípios vizinhos. Com isso, queremos aumentar e intensificar operações policiais para inibir furtos e uso de drogas na cidade. Precisamos ter um conjunto de ações para que a segurança pública tenha sucesso. Uma delas é a questão do aumento do efetivo da PM, que vamos atrás, e a instalação de câmeras de monitoramento em nosso comércio. Já estamos trabalhando na montagem da licitação para que possamos ter essas câmeras o quanto antes”, concluiu o prefeito.

TEXTO e FOTO: Nilson Hort / Alto Falante Notícias