Jesuítas: Gestantes participam do primeiro encontro do ano

Em média, 12 mulheres são atendidas pelo CRAS em Jesuítas

Ser mãe é um sonho de muitas mulheres, mas exige cuidado e dedicação em toda a gestação. Por isso, o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Jesuítas realiza encontros mensais com um grupo de 12 mulheres, que já são mamães ou ainda de primeira viagem, para garantir a elas o acesso à informação e oferecer o amparo necessário durante o período gestacional.

A primeira reunião de 2024 aconteceu nessa quarta-feira, 24, na sala de reunião da Cooperativa Sicredi, no Espaço Jesuítas, e contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social Poliana Fanhani de Oliveira, do psicólogo Arlei Costa, e da enfermeira Juliana Farias, que ministrou uma palestra de orientação ao grupo.

Os principais assuntos abordados durante o encontro foram sobre a caderneta da gestante, os testes e exames disponíveis, a importância do ácido fólico na gestação e o Programa Criança Feliz. Também foi apresentado o cronograma das atividades que deverão ocorrer no decorrer do ano para as participantes do grupo.

Para a secretária Poliana, o trabalho com as gestantes é feito em conjunto com a Secretaria de Saúde que disponibiliza profissionais especializados para abordar temas importantes e preparar as mamães para cada etapa. Ela destaca ainda a troca de experiências entre as participantes.

“Elas aprendem muito nesses encontros com as informações compartilhadas pelos profissionais sobre os cuidados com a saúde delas e do bebe. Algumas mulheres estão passando pela primeira gestação e não tem experiência, então esse contato é fundamental para elas chegarem ao final da gestação da melhor maneira, e depois também, com a rotina de cuidados com o recém-nascido”, destaca Poliana.

Ao final de cada ciclo, as gestantes recebem um kit maternidade com vários itens importantes como fraldas, coberta, roupas, toalha, entre outros. Além disso, as participantes podem entrar em contato com os profissionais da saúde e da assistência social sempre que precisarem de orientação, e quem quiser participar dos encontros podem entrar em contato com o CRAS pelo telefone (44) 3199-9186 ou ir até o local na Rua Papa São Leão, nº 411.


Assessoria de Imprensa da Prefeitura do Município de Jesuítas