Iracema do Oeste: 32 anos de emancipação político-administrativa

Fernando Marcos de Souza Silva

Iracema do Oeste completa nesta segunda-feira (4), 32 anos de emancipação político-administrativa. O feriado de aniversário será comemorado exatamente hoje, dia 4 de julho. 

A colonização do município de Iracema do Oeste iniciou-se na década de 50, através de um planejamento da colonizadora SINOP (Sociedade Imobiliária do Norte do Paraná) e a Colonizadora Peruíbe.

Por volta de 1952 começaram a chegar os primeiros moradores com suas famílias à Iracema. Entre eles, Juvenal Henrique Corrêa, Antônio Teodorico da Silva, Pedro Pimenta, José Carneloz, Manoel Martins, Angelo Sidalino Massuia, Nerço Tonelli, Marcílio Venâncio e Família Terin.

A definição do nome Iracema para a Vila, deu-se em 1964 quando o Senhor Paulo Tricário, Colonizador do primeiro loteamento da Vila, indicou o nome em homenagem à sua filha.

Na década de 60, muitas outras famílias foram chegando em Iracema, povoando a localidade e aumentando o comércio da Vila. Entre essas, estavam as famílias: Faveri, Francisconi, Borin, Lemos, Parizotto, Scavacini, Pires de Souza, Suranji, Mauloni, Carvalho, Tomiazzi, Viaro, Franzolin, Forner, Firmino da Silva, Massuia, Valério, Viotto, Tomé, Belloti, Vendrúsculo, Raizi e Forner.

Na década de 50, devido a grande necessidade de oferecer escolarização aos filhos dos agricultores, a nora do Sr. José Carneloz, a Sra. Aparecida, popularmente “Dona Nega”, começou a lecionar em um barraco improvisado como sala de aula, onde o objetivo era transmitir um mínimo de conhecimento às crianças do lugar, dando início à implantação do ensino em Iracema.

A primeira Escola foi fundada por volta de 1963, com o nome de Escola Rural Isolada “Getúlio Vargas”, tendo como Diretora a Professora Aparecida Rodrigues Carneloz (Dona Nega) e as primeiras Professoras, Enezita Deoclides Pereira, Luzia Freitas Pimentel e Florípes Aparecida Terin. Em 1969, a Escola Rural Isolada passou a se chamar Grupo Escolar Getúlio Vargas, onde ofertava o ensino de 1ª à 4ª séries. Com muita determinação, Dona Nega ia até Formosa do Oeste com uma carroça, em busca de informações e apoio educacional para a localidade.

Atualmente, a Escola do Município tem o nome de Escola Municipal Professora Aparecida Rodrigues Carneloz. Uma homenagem mais do que justa a quem tanto se dedicou para implantar a educação do município.

O Padroeiro da Capela de Iracema é São João Batista. A definição aconteceu através de votação pelos lideres comunitários da época, na década de 50. A primeira imagem de São João Batista foi doada pelo Sr. Duílio Belloti.

Iracema pertencia ao Município de Cascavel, em 1961 Formosa do Oeste emancipou-se e Iracema ficou como distrito do novo Município.

Graças ao esforço da sua população, Iracema evoluiu e almejou ter autonomia, iniciando-se os trabalhos em prol da emancipação política e administrativa de Iracema.

Com o apoio do Deputado Aníbal Khoury, foi marcado o plesbicito, realizado em 25 de Março de 1990, sendo aprovado por 96% (noventa e seis por cento) da população votante. Em seguida foi sancionada a Lei nº 9.310 de 4 de Julho de 1990, pelo Governador na época, Exmo. Sr. Álvaro Dias, dando independência política e administrativa à Iracema do Oeste.

No período de 1º de Janeiro de 1989 à 31 de Dezembro de 1992, instalou-se em Iracema uma Sub-Prefeitura, sendo nomeado pelo Prefeito da época, Exmo. Sr. Shiguemi Kiara, para o cargo de Sub-Prefeito o Sr. Antônio Evilásio Mantovan.

No ano de 1992, ocorreu a primeira eleição municipal no dia 03 de Outubro, elegendo o 1º Prefeito de Iracema  do Oeste, o Sr, Dirceu Celestino Machado, assumindo a Prefeitura no dia 1º de Janeiro de 1993.

O município se emancipou politicamente no dia 4 de julho de 1990, tornando a data a comemoração do aniversário do município. Ao longo desses anos, Iracema do Oeste obteve grandes progressos no que diz respeito ao desenvolvimento municipal, e hoje está sendo destaque na educação, saúde, agricultura e demais segmentos municipais.

Fonte: Site Oficial do Município e Trabalho de elaboração do Diagnóstico Participativo, realizado pelo Grupo do Programa Liderar de Iracema do Oeste, no mês de Junho de 2001.

É com imensa satisfação e alegria que nós iracemenses estamos comemorando o aniversário da nossa cidade. Dia 04 de julho, Iracema do Oeste comemora 32 anos de emancipação político-administrativa. E tenho a honra de poder estar participando de mais um ano deste lindo município a frente do executivo municipal. Parabéns a todos que contribuíram para o crescimento, desenvolvimento e o progresso de nossa cidade. Parabéns Iracema do Oeste.

Elza Haase Rodrigues, Prefeita 

Nossa querida Iracema do Oeste comemora mais um aniversário de emancipação político-administrativa. É um orgulho para mim, pois aqui cresci, criei raízes, construí meu lar e minha família. Parabenizo nossos homens, mulheres, crianças, comerciantes, agricultores e em especial aos nossos pioneiros que lutaram para que Iracema chegasse ao que é hoje. Meus parabéns e muito obrigado a todo o povo iracemense!

Willian Soltoski, Vice-prefeito

Com informações e fotos: Fernando Marcos de Souza Silva / Assessoria