IPFR Assis: quarto bloco em construção será específico para Laboratório de Eletromecânica

Uma das conquistas mais importantes da história política de Assis Chateaubriand é o IFPR – Instituto Federal do Paraná. Uma luta iniciada pelo então vereador, vice-prefeito e prefeito de Assis Chateaubriand, saudoso José Costa. A semente plantada fortificou-se, cresceu, recebeu apoios importantes de todos os segmentos da sociedade local e regional. Na atualidade conta com mais de 900 alunos e 112 funcionários com direção do professor Vicente Estevam Sandeski.

Obra do 4º bloco em andamento

O IFPR é referência de ensino gratuito e de qualidade e segue crescendo. Já estruturado com o primeiro bloco onde funciona toda a parte administrativa e o segundo destinado a área didática, está em fase de planejamento o terceiro que servirá para diversos laboratórios e agora está sendo construído o quarto bloco específico para o Laboratório de Eletromecânica. São 567 m2 quadrados de construção contemplando sete ambientes para laboratórios, sala de reuniões e sala dos professores. Estão sendo investidos R$1.050.000,00 de emenda parlamentar de bancada.

A obra era para ter sido concluída no ano passado, mas houve um atraso devido a contratempos de ordem técnico-administrativa da empresa contratada. A segunda empresa participante da licitação assumiu os serviços em junho de 2020 e agora segue seu ritmo normal. A expectativa é que, se o cronograma for cumprido, o empreendimento seja entregue em, no máximo dez meses.

“Uma grande conquista. Estamos felizes em participar desse momento especial que entra também para a história do IFPR de Assis Chateaubriand. Temos muitos outros projetos que aos poucos serão realidade para melhorar ainda a estrutura”, comentou Helton Jaques Albiero/diretor de planejamento e administração.

Aulas seguem online

Aproveitando a oportunidade a professora Josiane Maltauro Lopes/diretora de ensino, pesquisa e extensão, informa que as atividades pedagógicas seguem não presenciais, uma vez que, o calendário foi suspenso até setembro.

“Segundo levantamento do último mês, temos uma participação grande dos estudantes, mas não de 100%, ainda. Estamos estudando condições de viabilizar meios aos estudantes que não estão conseguindo ter acesso aos conteúdos por meio de celular ou computador. Informo que temos todas as tardes o atendimento no Google Meet aberto aos estudantes e servidores, criamos grupos de whatsapp para atender alunos e pais, pela manhã temos uma colaboradora para atender as demandas via telefone. Lembro ainda que, não estamos tendo atendimento ao público, mas, caso alguém precise,  pode ligar 44 3528-6885, no período da manhã. Quanto à retomada das aulas presenciais, estamos com apoio de uma comissão central da Reitoria de prevenção a transmissão da Covid-19, estudando protocolos de retorno, porém, não temos data prevista para isso, apenas estudando protocolos”, explicou a professora Josiane.

Cursos oferecidos pelo IFPR Campus de Assis Chateaubriand:

  • Ensino Médio Integrado;
  • Curso Subsequente Pós-Médio;
  • Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistema;
  • Tecnólogo em Gestão Comercial;
  • Licenciatura em Biologia;
  • Pós-graduação Ensino de Ciências e Matemática;
  • Pós-graduação Organização e Sustentabilidade;