Palestra com especialista foi realizada na Arena de Inovação do Sebrae/PR; evento segue até amanhã (3), em Toledo
Cerca de 20 empreendedores de várias cidades da região Oeste se reuniram nesta terça-feira (2), na Arena de Inovação do Sebrae/PR, no InovaMeat, em Toledo. No local, houve palestra com Thiago Naves, especialista em inteligência artificial (IA) e coordenador do Laboratório de Aprendizado de Máquina e Imagens Aplicados à Indústria (Lamia) do campus de Santa Helena da UTFPR.
Segundo o especialista, é possível aplicar as soluções de IA no setor da indústria e o fator mais importante para que a tecnologia seja bem utilizada vai além das ferramentas em si, pois depende diretamente dos objetivos pretendidos.
“Muitas pessoas acreditam que o passo principal é ter a ferramenta, mas isso é só o primeiro passo. A Inteligência Artificial precisa de um objetivo claro e bem delimitado, pois é a partir disso que o empreendedor consegue traçar uma forma de uso. Na indústria, podemos falar em redução de custos, captação de novos clientes ou melhoria de produtividade, por exemplo”, explica.
Nesse sentido, ele demonstrou soluções desenvolvidas até agora e, também, na sede do Lamia, exemplificando como a IA pode ser incorporada às indústrias locais, independente do porte ou setor.
“Podem ser soluções focadas na automação do atendimento ao cliente, na recuperação de dados, na confecção de planilhas, na transferência de informações ou nos processos de produção. O que vai determinar o valor disso para a indústria não é a ferramenta em si, mas o valor e o benefício que ela entrega para o cliente e, principalmente, ao potencial de escalabilidade que ela abre para o empreendedor fazer mais, com menos”, enfatiza.
O empreendedor Rodrigo Schemmer foi um dos participantes da palestra. Ele é sócio de uma indústria de móveis de aço de São Miguel do Iguaçu e conta que a temática da otimização de processos pela IA tem estado em destaque na empresa e que o objetivo é conhecer mais as soluções disponíveis.
“Estamos buscando opções para nos aproximarmos da inteligência artificial porque ela pode ser útil em vários segmentos, além da produção e captação e vendas, podendo criar oportunidades de mercado para nós. Por isso a palestra foi importante; o doutor Thiago explicou muitas coisas que eu ainda não conhecia e ficou mais fácil de entender como podemos trazer isso para perto dos nossos negócios”, comenta.
O coordenador da área comercial de uma indústria de sorvetes de Toledo, Maycon Honório, também considerou a palestra positiva. Ele conta que a IA começou a ter mais destaque na empresa há cerca de dois meses e que uma palestra como a realizada no InovaMeat ajuda a aprofundar os conhecimentos.
“Estamos utilizando algumas ferramentas na empresa e vimos que existe muito potencial para mais. Com a palestra, pudemos ver mais possibilidades e começar a planejar algumas melhorias na fábrica”, destaca.
O coordenador da Câmara Técnica de Máquinas e Equipamentos do Programa Oeste em Desenvolvimento, Adair Schumacher, destacou, também, que a palestra foi uma espécie de aperitivo, servindo como um chamado para que os empresários da indústria da região possam se atentar mais ao tema.
“A Inteligência Artificial surgiu, se desenvolveu e nós já sabemos que ela pode ser uma ótima ferramenta, mas aí é preciso entender para que ela pode servir no nosso segmento. Temos muito a aprender e foi por isso que buscamos o doutor Thiago. A palestra aguçou a nossa curiosidade e nos mostrou que podemos trilhar caminhos mais assertivos para usar tudo o que a IA é capaz de nos oferecer”, enfatiza.
Agora, a ideia é oportunizar ao grupo um workshop de oito horas com o especialista Thiago, para que haja aprofundamento na temática da IA e, também, para possibilitar que os participantes possam estruturar projetos para buscar recursos em editais de fomento.
Um avanço positivo que, de acordo com o consultor do Sebrae/PR, Edson Braga, contribui para o desenvolvimento do setor industrial da região.
“Realizamos um mapeamento junto às indústrias participantes da Câmara Técnica de Máquinas e Equipamentos do Programa Oeste em Desenvolvimento e, com isso, os empresários viram em quais etapas podem melhorar processos para escalar produção e gerar mais renda. Com a palestra, a ideia é apresentar o universo da IA, o que poderá ser complementado com o workshop. Esse movimento é positivo para empresários, mas também para toda a região, que passa a contar com indústrias mais inovadoras”, conclui Edson Braga.
InovaMeat
O InovaMeat Toledo tem realização do Sindicato Rural de Toledo e Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), com o apoio da Prefeitura Municipal, Embrapa, Sebrae/PR entre outras instituições de pesquisa. A edição de 2024 teve como tema a Inovação na Produção de Proteína Animal.
Camila Agner – Departamento de Imprensa e Comunicação Social – Sebrae-PR