Instituto Sicoob: realizada 1ª assembleia online da Cooperativa Mirim de Assis Chateaubriand

ASSESSORIA

Foi realizada na noite de ontem, 10 de dezembro, na plataforma online, a Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa Mirim de Assis Chateaubriand- Coopermac. A mesma comemorou dois anos de existência no dia 14 de novembro.
A AGO, contou com a presença de várias autoridades, dentro delas a diretora da Escola Odila de Souza Teixeira, Áurea Esser, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Médio Oeste, Rafael Katarinhuk, Fernanda Pedrone do Instituto Sicoob, a professora orientadora Josiane Lima, da Escola Municipal Odila de Souza Teixeira.

Membros da diretoria da Coopermac, apresentaram tudo o que foi realizado no ano de 2020 e após as votações foi apresentada a chapa da nova diretoria que é encabeçada pela aluna Rafaela Keller Trentin, sendo aprovada pelos membros e que a partir do ano que vem, estarão a frente da Coopermac.

Davi dos Santos Reis da Costa deixou o cargo de presidente, juntamente com os demais membros da diretoria. “Fico triste em deixar o cargo e a cooperativa, mas feliz de saber que outras pessoas irão dar continuidade ao projeto”, enfatizou o ex-presidente.

Para o presidente do Sicoob Médio Oeste, Rafael Katarinhuk, enfatizou a importância do projeto para o futuro das crianças e da comunidade. “Na cooperativa mirim, a criança vivencia princípios e valores cooperativistas e se insere em um ambiente comunitário, de produção, de administração, de zelar pelo bem comum e de valorização de si própria”, afirma.

Cooperativa Mirim
É uma metodologia desenvolvida pelo Instituto Sicoob em parceria com as cooperativas Sicoob locais. Se trata de uma associação de alunos que, sob a orientação de um professor orientador, se unem voluntariamente visando satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio da vivência e prática do cooperativismo.
As cooperativas fundadas são dirigidas e coordenadas pelos próprios alunos e tem por finalidade o desenvolvimento de competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica que dissemina os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos interesses com a comunidade e obtendo responsabilidades sociais, morais e econômicas. Os alunos produzem trabalhos artesanais e dividem os resultados financeiros proporcionalmente entre os membros da cooperativa.