Instituto São João Paulo II: 36 anos a serviço da evangelização

Fábio Ulsenheimer/Prefeitura de Toledo

Uma idealização do segundo bispo de Toledo, D. Geraldo Majella Agnelo, grande incentivador da formação, o Instituto João Paulo II – hoje denominado, Centro de Formação Instituto São João Paulo II – teve o início da construção em 9 de maio de 1982 no terreno de 36 mil metros quadrados, com um total de 3.455 metros quadrados de edificações. A obra foi planejada para oferecer espaço formativo para a liderança da Diocese, atendendo as novas exigências do Concílio Vaticano II.

Tradicionalmente se afirma que o Instituto é obra destinada à formação dos leigos, e sua construção teve à frente uma comissão de leigos comprometidos, os quais levaram adiante a administração do projeto chegando até os dias de hoje.

A primeira equipe convocada por D. Geraldo para pensar o projeto foi constituída por doze pessoas: Lino Pizzato, Darci Zem, Silveira Cordeiro da Silva, Reinaldo Comin, Evaldo Martins, Oziel Patetucci, Herol Campos; José Simione; Romeu Simon; Urbino Fernandes de Carvalho, Eugênio e Saldi Keffer.

A antiga Sadia – hoje BRF – colaborou com todos os projetos, assistência técnica e a manutenção de quatro funcionários por dois anos. O poder municipal de Toledo esteve presente na construção da obra com doações de pedra, cimento e manutenção de quatro funcionários por três anos.

Para dar início às obras, no dia 26 de outubro de 1981, na sede social da Catedral Cristo Rei, D. Geraldo confirmou a constituição da:

Comissão de Construção da Obra

Presidente: José Simioni; Vice-presidente: Silveira Cordeiro da Silva; Tesoureiro: Lélio Silva; 2º Tesoureiro: Darci Zem; Secretário: Oziel Ferdinando Patitucci; 2º Secretário: Dilceu Sperafico.

Comissão de Patrimônio

Lino Pizzato, Eudes Campagnolo; Ancelmo Cogo; Eloy Genari.

Comissão de Arrecadação

João Schiavini, Nelson Genari, Reinaldo Comin, Ivo Welter, João Leonardi, Meinolfo Heiss. Comissão de promoções: Valdemar Dalla Vechia, Ari A. Moscheta, Victor Beal, Romeu Simon, Hélio Luz.

Comissão de Divulgação

Euclécio Manosso, Jaime Zeni, Vinicio A. Schaeffer, José Galdino de Lima.

A obra iniciada durante o episcopado de D. Geraldo foi entregue à comunidade diocesana em 1985 durante o período de D. Lúcio Ignácio Baumgaertner, bispo da Diocese naquele ano.

O Instituto, quando não utilizado pela Diocese, oferece espaço para atividades de outros segmentos da sociedade, sendo considerado uma das melhores estruturas do Paraná para encontros, retiros e seminários.

A atual diretoria do Instituto João Paulo II tem como assessor eclesiástico Pe. Lucimar Castellani e como presidente Felix Bomberdelli.

Os novos tempos e as novas tecnologias exigem investimentos diferenciados nas estruturas. Em janeiro e fevereiro de 2008 a sala de conferências passou por remodelação, com melhorias no sistema de comunicação audiovisual, som, iluminação, ar condicionado. Posteriormente foi realizada reforma e remodelação da capela. Ainda, para melhor acolher os usuários desse espaço, foram realizadas adaptações estruturais e de acessibilidade, reformas de banheiros e melhorias nos quartos e demais ambientes incluindo a instalação de ar condicionado em todos os espaços.

Visando adaptar a utilização do Cento de Formação à nova realidade que a pandemia propõe, nesse último ano foi realizado investimento visando a realização dos encontros e formações virtuais (ou no modelo híbrido), proporcionando assim a utilização do espaço através de novas tecnologias.

O Centro de Formação Instituto São João Paulo II está localizado num espaço privilegiado junto à natureza, proporcionando aconchego e tranquilidade a todos que dele se utilizarem para formação, encontros e retiros. O endereço é Linha da Usina, Km 05 em Toledo (PR).

Fonte: Revista Cristo Rei ////Foto aérea do Instituto: Fábio Ulsenheimer/Prefeitura de Toledo