Igreja Evangélica Luterana do Brasil de Assis Chateaubriand completa 60 anos

Atualmente a paróquia é atendida pelo pastor Albino Nerling. Conta com aproximadamente 400 membros, atendendo, além da congregação sede, as congregações Torre Forte do Jardim Progresso e a congregação de Jesuítas. Além dos cultos, a paróquia desenvolve trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens, oportunizando o contato com a Palavra de Deus e a comunhão cristã.

A Igreja Evangélica Luterana do Brasil de Assis Chateaubriand completa 60 anos nesta quarta-feira, 8. A instalação em Assis Chateaubriand, fundamentalmente, tem como referência a ação de descendentes de alemães vindos, em sua grande maioria, do Rio Grande do Sul. As raízes para tal instalação, começaram a fixar-se neste solo, no período da colonização, 1963. Sendo que a principal característica de seus membros consiste em levar consigo, seus fortes laços religiosos.

A assembleia para a fundação da Congregação Evangélica Luterana deu-se a 8 de março de 1963, quando Assis Chateaubriand, pertencia ao município de Toledo. Fora realizado neste mesmo dia o segundo culto divino, ministrado pelo reverendo Cristiano Steyer, da paróquia Marechal Cândido Rondon. Este momento de louvor aconteceu numa das casas da serraria Rio Claro.

Verificou-se a necessidade de uma escola junto a Congregação, por isso resolveu-se chamar o professor Augustino Schewinske de Arroio Fundo, paróquia de Marechal Cândido Rondon, a oito de novembro de 1964.

A 25 de março de 1965 a comunidade recebeu dois terrenos de Colonizadora Norte Paraná, para a construção da escola. A escola atenderia alunos até o 5º ano. Verifica-se que neste mesmo ano a escola contava com mais de 60 alunos. A construção foi realizada, após doação da Madeireira Gaúcha. Assim a escola-templo estava pronta para receber alunos e fieis.

No ano de 1966. A Congregação Cristo já contava com cerca de 200 membros.

Em 8 de Janeiro de 1967, era comunicada a independência da Congregação Cristo da paróquia de Marechal Cândido Rondon, criando desta forma, uma nova paróquia. Também foi apresentado o nome do primeiro pastor da comunidade, o reverendo Osvaldo Reinholz, que foi instalado no dia 22 de fevereiro de 1967.

O atual templo foi inaugurado em dezembro de 1973

Em virtude da instalação de uma rádio AM na cidade, em reunião da diretoria, decidiu-se colocar ao ar o programa “A HORA LUTERANA – A VOZ DA CRUZ”. Este programa criado a mais de meio século no Brasil, depois expandido para o mundo, permanece no ar até os dias presentes, com o nome atual de “Cinco Minutos Com Jesus!”(de segunda a sábado), e Hora Luterana (aos domingos).

No início de 1979 assume o trabalho pastoral em Assis Chateaubriand o pastor Nivaldo Schneider, pois o pastor anterior foi acometido de enfermidade e, portanto deveria permanecer licenciado para tratamento.

Tendo em vista a necessidade da expansão do trabalho da igreja local, em Assembléia Geral Ordinária, do dia 13 de Setembro de 1986, resolveu-se chamar um segundo pastor, que deveria trabalhar exclusivamente na área missionária. Foi feito um chamado nominal solicitando o futuro pastor, na oportunidade, José Pardinho de Sousa, que também fez seu trabalho de estágio nesta cidade em 86. A área sondada pelo referido missionário teve exclusividade o jardim Progresso, onde, atualmente, há uma congregação que atende aos fiéis deste bairro e também permite um horário alternativo para os fiéis do restante da paróquia.

Em 1990 o pastor Nivaldo Schneider atendeu a um chamado e foi servir o Senhor no estado do Espírito Santo. Em substituição a ele trabalhou conosco o pastor Breno Faber, que hoje se encontra em Canoas RS. Em seu lugar, trabalhou entre nós o Pastor  Osvino Vorpagel, desde Fevereiro de 1994 até Setembro de 1999. A partir de Fevereiro de 2000 passou a trabalhar conosco o reverendo Lairton Mülling Leitzke, que aceitou chamado para o Rio Grande do Sul em dezembro de 2005.

A partir de março de 2006, a paróquia é atendida pelo pastor Albino Nerling até hoje.

A paróquia conta com aproximadamente 400 membros, atendendo, além da congregação sede, as congregações Torre Forte do Jardim Progresso e a congregação de Jesuítas. Além dos cultos, a paróquia desenvolve trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens, oportunizando o contato com a Palavra de Deus e a comunhão cristã.

Buscamos a melhoria da sociedade e o florescimento da paz e da justiça em todos os níveis. Para isso, incentivamos a participação consciente e responsável dos membros na sociedade, exercendo seu papel de cidadão, que respeita as leis e a ética cristã.

Acima de tudo, buscamos cumprir a missão dada por Cristo, o Senhor da Igreja, de levar a boa notícia da salvação a todas as pessoas.

Texto fornecido pelo pastor Albino Nerling