Com avanço de 111 posições em um ano, Maripá passa para o 38º lugar no ranking de transparência pública do Paraná

A plataforma indica o avanço significativo no cumprimento dos itens, passando de 72,57% em 2020 para 94,67% em 2021.

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) divulgou esta semana o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP-PR), que avalia os portais da transparência dos 399 municípios do Estado. Conforme a classificação, Maripá avançou 111 posições em 2021, passando do 149º para o 38º lugar no ranking estadual. A plataforma indica o avanço significativo no cumprimento dos itens, passando de 72,57% em 2020 para 94,67% em 2021.

O resultado, de acordo com o prefeito Rodrigo Schanoski, reforça o compromisso com a transparência das ações do Executivo. “Isto é resultado do trabalho minucioso que a equipe realizou para adequação do nosso portal. Este avanço demonstra o nosso compromisso com a transparência com tudo o que ocorre na administração pública e que são de direito da população e do próprio Legislativo, que é um órgão fiscalizador”, pontua o prefeito.

O ranking foi criado em 2019 e, este ano, avaliou 120 itens distribuídos em cinco dimensões: transparência administrativa, transparência financeira, transparência passiva, boas práticas e usabilidade.

Conforme o TCE/PR, o índice é utilizado para alimentar o ranking nacional da entidade e, futuramente, poderá servir ainda como um dos critérios de apreciação das contas anuais dos gestores públicos paranaenses, além de ser usado como fator de risco para o planejamento das atividades de fiscalização do órgão de controle.