Governo elabora projeto de restauração e ampliação da capacidade da PR-317 e PR-239 entre Toledo e Assis Chateaubriand

Foto de Gilson Abreu / © DER

Estado lança edital de conservação de 193 quilômetros de rodovias na região Oeste

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou edital para licitar serviços de conservação do pavimento de 193,27 quilômetros de rodovias da região Oeste. O orçamento estimado é de R$ 61.005.629,78, contemplando os municípios de Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Iracema do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora, Toledo e Três Barras do Paraná, com uma população total de cerca de 262 mil pessoas.

PROJETO – Paralelamente a essa iniciativa de conservação do pavimento, está em andamento a elaboração do projeto executivo de restauração e ampliação da capacidade da PR-317 e PR-239 no trecho entre Toledo e Assis Chateaubriand, uma iniciativa do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A iniciativa está dividida em três subtrechos, sendo o primeiro a PR-239, entre Assis Chateaubriand e Bragantina. Além da ampliação da capacidade, que prevê soluções como acostamentos e terceiras faixas, também será avaliada a construção de um viaduto no entroncamento com a PR-486 e PR-364 em Assis, bem como a execução de vias marginais no perímetro urbano do município, um viaduto no entroncamento com a PR-581, acesso para Tupãssi, e vias marginais e retornos em Bragantina.

O segundo subtrecho contempla a PR-317 entre Bragantina e Toledo, com previsão de executar um viaduto no entroncamento com a PR-182, em Toledo.

E o terceiro subtrecho trata da implantação do Contorno Oeste de Toledo, uma nova ligação entre a PR-317 e a BR-163, visando retirar o tráfego de longa distância das avenidas da cidade.