Gêmeas da natação conquistam 9 medalhas de ouro nos PARAJAPS

Débora conquistou 5 medalhas de ouro /Foto: Marco Antonio Lemes - COM/PARAJAPS

Presença constante nos pódios, as gêmeas maringaenses, Beatriz Borges Carneiro e Débora Borges Carneiro (netas do saudoso Abílio Corrêa Borges, que por muitos anos morou em Assis Chateaubriand), dominaram as provas de natação, que aconteceram na tarde desta segunda-feira, 14, na Associação dos Funcionários Municipais de Londrina, durante a realização dos Jogos Paradesportivos do Paraná, os PARAJAPS. Elas conquistaram 9 medalhas, demonstrando mais uma vez, serem os principais nomes da natação paradesportiva estadual na atualidade.

Beatriz, a Bia como é carinhosamente conhecida, faturou ouro nas provas de 200 metros, 100 metros peito, 50 metros constas e na prova de revezamento 4×50, defendendo Maringá, já Débora foi ouro nos 50 metros borboleta, 50 metros peito, 200 metros medley e dois títulos por Maringá nos revezamentos 4×50 e 4×50 medley. As conquistas das gêmeas paraolímpicas contribuíram para que Maringá comemorasse o título geral da natação feminina nos PARAJAPS com 16 pontos.

Beatriz (de verde) faturou 4 ouros

A história das gêmeas é bastante conhecida. Nascidas em Maringá, norte do estado em 1998, elas apresentaram os primeiros sintomas de deficiência intelectual aos 5 anos de idade, mas foi somente aos 12 anos, que tiveram o diagnóstico definitivo. O início da carreira foi também aos 12 anos, ainda na escola. Em 2016, Beatriz conseguiu índice para participar das Paralimpíadas do Rio de Janeiro. Débora teve problemas de saúde e não conseguiu classificação. Nas Paralimpíadas de Tóquio em 2022, Beatriz e Débora conquistaram medalhas de bronze no revezamento 4×100 metros livre e 100 metros peito.

“É muito gratificante o momento que estamos vivendo. Ter a experiência de passar por duas Paralimpíadas e muito emocionante. As vezes nem dá pra acreditar em tudo isso. Temos nos dedicado muito nos treinos, mas o apoio que recebemos da nossa família também é muito importante. Nosso pai sempre está com a gente e isso nos dá muita segurança. Agora é só mante essa dedicação e continuar em busca e mais títulos”, comentou Beatriz.

As disputas da natação em Londrina foram concluídas com o título geral do masculino, também para Maringá. Foram mais de 80 provas envolvendo participação de 8 municípios. Os PARAJAPS são promovidos pelo Governo do Estado por meio da Superintendência Geral do Esporte com total apoio da Prefeitura de Londrina.

COM/PARAJAPS / Marco Antonio Lemes