Gabinete amplia celebrações religiosas e tabacarias precisam apresentar plano à Vigilância em Assis Chateaubriand

ASSESSORIA

Nesta semana, o Gabinete de Crise para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Assis Chateaubriand deliberou favorável à ampliação no tempo de duração das celebrações religiosas. A partir de agora, as igrejas estão autorizadas a realizar missas e cultos pelo período de até duas horas. Até então, como medida para reduzir o tempo de concentração dos fiéis nos ambientes fechados, a autorização era de até uma hora de duração.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, reforça a orientação para que as igrejas mantenham a limitação de público em até 30% da capacidade do espaço e que as demais medidas continuem sendo seguidas, como a obrigatoriedade do uso da máscara e disponibilidade de álcool em gel na entrada.

Também nesta semana, o Gabinete votou favorável a autorização para reabertura das tabacarias que, até então, seguiam proibidas de funcionarem. No entanto, é obrigatório que as empresas apresentem um plano de contingência à Vigilância Sanitária, se comprometendo a seguirem as normas exigidas, entre elas, limitação de público em 30% da capacidade do local – caso contrário, estarão irregulares e sujeitas a sanções. Além disso, a exemplo dos demais estabelecimentos, elas devem obedecer o toque de recolher, mantendo o atendimento até a meia-noite. Tabacarias seguem proibidas de promoverem festas.

As novas medidas fazem parte do plano de retomada gradual das atividades no município. O Gabinete de Crise é formado pelo Poder Executivo, através das secretarias Geral de Administração, de Saúde, de Assistência Social, de Desenvolvimento Econômico e Procuradoria Jurídica, Câmara Municipal, ACIAC, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com participação do Ministério Público.