Frimesa faz primeira exportação do frigorífico de Assis Chateaubriand para Europa

Assessoria Frimesa

Na sexta-feira (28), a equipe da Frimesa faturou o primeiro container de exportação através do Serviço de Inspeção Federal (SIF) da Unidade Frigorífica de Assis Chateaubriand com destino a Georgia na Europa. Foram enviadas 26,5 toneladas de carcaças suínas. Mais cinco cargas estão previstas para as próximas semanas.

A unidade de Assis está com o setor de abate em funcionamento com cerca de 700 colaboradores. A unidade da Frimesa em Assis Chateaubriand – UFA começou a operação oficial de abate de suínos em 27 de março. A programação ocorre em escala com previsão 1200 animais/dia até o final da semana. Em abril, a expectativa é atingir a média de 2377. A nova indústria possui uma capacidade total de 15 mil suínos/dia até 2028.

Segundo o Presidente Executivo da Frimesa, Elias José Zydek, os abates no frigorífico são consequência de uma programação estruturada há mais de dois anos, sendo que no campo através das cooperativas filiadas e seus cooperados que iniciaram os investimentos e, agora, começam a entregar os animais. “Este é o momento em que os investimentos realizados na cadeia produtiva e na indústria se concretizam”, expõe.

Os animais abatidos na UFA serão das cooperativas filiadas a Frimesa, mas preferencialmente da Primato, C.Vale e Copacol, devido a localização ser mais próxima a planta. As cooperativas se estruturaram para esta primeira etapa que compreende todo o ano de 2023. O objetivo é atingir até dezembro a meta de 7500 animais/dia processados, 50% da capacidade total.

Fonte: Assessoria Frimesa