Faculdade Unimeo promove evento especial para comemorar os 35 anos de história

Gabriela Piekarczyk / Faculdade Unimeo

Com o tema “Legado e futuro: celebrando nossa história, 35 anos construindo novos caminhos”, a Faculdade Unimeo de Assis Chateaubriand promoveu um evento especial na noite desta terça-feira, 7, no Teatro Deputado Federal Moacir Micheletto, para comemorar seu 35º aniversário.

Foram momentos de celebração, memória e reconhecimento, reunindo egressos, ex-professores, estudantes, colaboradores e representantes de diversos cursos que, ao longo dos anos, tiveram suas trajetórias transformadas pela Unimeo. A programação contou com apresentações culturais do grupo do Maluma Centro de Artes de Assis Chateaubriand, homenagens, rodas de conversa abordando os temas “Unimeo: Memória e Trajetória” e “Unimeo e o Futuro da Educação”, e uma palestra com a doutora Marta Regina Gimenez Favaro, egressa do curso de pedagogia da Unimeo, professora da instituição por 4 anos e atual reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que trabalhou o tema “Trajetória Profissional”.

“Foi uma noite marcante, inspiradora e repleta de emoção, prestigiada por várias autoridades. Momentos de celebração, memória e reconhecimento. Um momento para reencontrar amigos, reviver histórias e valorizar o papel transformador da educação. Reunimos aqui egressos, ex-professores, estudantes, colaboradores e representantes de diferentes cursos que ajudaram a construir o legado desta instituição, reafirmando o compromisso da UNIMEO com a formação de qualidade e com o desenvolvimento humano. Que os 35 anos da Unimeo sejam um marco no caminho de muitas outras pessoas. Nosso muito obrigado aos convidados, organizadores e a todos que, de alguma forma, fizeram parte dessa linda história”, agradeceu a professora Fabiany Politi Begosso, diretora da Unimeo.

“Nesse momento tão especial das comemorações dos 35 anos da UNIMEO, convidamos todos a voltarem o olhar para o passado, em um gesto de gratidão e reconhecimento. São 35 anos de história, construídos por muitas mãos, por pessoas que dedicaram seu tempo, talento e amor para que a UNIMEO se tornasse o que é hoje: uma instituição sólida, respeitada e comprometida com a formação de gerações. Por isso, a UNIMEO prestou hoje uma homenagem especial àqueles que ajudaram a fundar, construir e fortalecer esta instituição de ensino”, disse o professor Fabrício Jacob Begosso, falando em nome da esposa Anita Politi Begosso, idealizadores e diretores da Unimeo.

“O encontro convidou a todos para olharem para o passado com gratidão, para o presente com orgulho e para o futuro com esperança. Houve uma verdadeira imersão por histórias de quem simboliza o impacto duradouro e o sucesso das trajetórias de sucesso proporcionada pela Unimeo”, comentou o professor Sandro Bochenek, coordenador pedagógico da Faculdade, do Curso de Pedagogia e um dos organizadores do evento.

HISTÓRIA

O Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense – CTESOP, foi fundado em 1985, sendo sua autorização em 07 de novembro de 1989, através do Decreto Federal nº 98367. O primeiro vestibular para o Curso de Pedagogia foi realizado em janeiro, com aula inaugural em 12 de fevereiro de 1990. Reconhecido pela Portaria 167, publicada no Diário Oficial da União de 23 de fevereiro de 1996.

Em janeiro de 1997 foi criada a UNIMEO – União Educacional do Médio Oeste Paranaense Ltda., sob a Presidência da professora Anita Politi Begosso, mantenedora do CTESOP – Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense que tem como Diretor Geral o Professor Fabrício Jacob Begosso e Diretora Pedagógica Professora Ms. Fabiany Politi Begosso.

De 1997 a 2001, a UNIMEO/CTESOP obteve Autorizações do Ministério da Educação para funcionar com mais três cursos: Administração – Comércio Exterior; Letras – Português e Espanhol e Pedagogia – Educação Infantil e Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Em 15 de janeiro de 2001 a UNIMEO/CTESOP transferiu-se para sede própria, com modernas instalações, se tornando cartão postal para Assis Chateaubriand pela arquitetura da obra. Nesse mesmo ano foram aprovados mais dois cursos de Graduação: História e Sistemas de Informação.  No ano de 2002 foram autorizados os cursos: Geografia e Matemática. Em 2005 o Ministério da Educação autorizou o funcionamento do curso de Bacharelado em Turismo. Para 2011 iniciou-se o curso de Bacharelado em Enfermagem.

Meados de 2015 foram autorizados 3 novos cursos de Graduação: Biomedicina, Ciências Contábeis e CST em Gestão de Cooperativas que iniciaram suas turmas em 2016, ano em que foi autorizado o CST em Sistemas para Internet.

Em 2020 a IES passou a ofertar o curso de Bacharelado em Psicologia, autorizado em setembro de 2019.

E em 2021 os curso de Bacharelado em Direito e Bacharelado em Engenharia Agronômica tiveram suas portarias de autorização, iniciando seu ano letivo em fevereiro de 2022.

O CTESOP oferece Cursos de Especialização Lato Sensu desde 1999, com turmas já formadas em Direito Administrativo, Produção de Textos e Literaturas, Educação Matemática, Língua Espanhola, Pedagogia Empresarial, Educação Especial, Administração Estratégica, Magistério do Ensino Superior , Psicopedagogia – Educação e Clínica, História do Brasil, Gestão de Marketing e Logística, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Empreendedora de Negócios, Educação do Campo, Gestão Escolar, MBA em Administração Financeira, Contábil e Controladoria,  Ensino da Matemática – Teoria e Prática; Geografia, Interação e Meio Ambiente, Educação Especial em Deficiência Intelectual e Múltipla, MBA em Gestão de Recursos Humanos,  entre outros, mostrando assim o sucesso também na Pós-Graduação.

Hoje o CTESOP oferece mais de 30 opções de cursos de Especialização Lato Sensu nas áreas de Educação, Saúde e MBA em Gestão e Negócios.

Desde 2007, em convênio com a Unigran (Dourados – Ms), a UNIMEO / CTESOP amplia a oferta de cursos com a Educação a Distância, sendo hoje ofertados mais 20 cursos na modalidade EAD. A parceria EAD tomou maiores proporções a partir de 2019, sendo polo parceiro EAD também do Grupo Integrado e UNIVEL.

A Instituição tem como meta ser lócus de referência no Oeste do Estado do Paraná, assumindo o compromisso institucional de promover o desenvolvimento educacional da Região, através do oferecimento de Ensino Superior nas diferentes áreas do conhecimento, estando sua política de ação em consonância com as necessidades e expectativas gerais da sociedade local e em interface permanente com o mercado de trabalho global e o sistema educacional.

Os acadêmicos que frequentam a UNIMEO/CTESOP pertencem a diversos municípios, entre eles: Assis Chateaubriand, Alto Piquiri, Brasilândia do Sul, Cafelândia, Formosa do Oeste, Iracema do Oeste, Jesuítas, Maripá, Nova Aurora, Palotina, Quarto Centenário, Terra Roxa, Toledo, Tupãssi e Ubiratã.