Evento on-line vai trazer dados inéditos sobre refugiados do nazismo

Detalhe do cartaz de divulgação do evento sobre a Enciclopédia de artes, literatura e ciências (Walter Lewy, sem título, óleo sobre tela, 64 cm x 83 cm, São Paulo, 1992) – Foto: Acervo Tucci/SP

Encontro acontece nesta sexta-feira, dia 5, às 13 horas, na plataforma Meet

 

Pesquisadores que trabalham na produção de verbetes para a Enciclopédia de artes, literatura e ciências – O legado dos refugiados do nazifascismo, Brasil (1933-2025) – projeto coordenado pela professora da USP Maria Luiza Tucci Carneiro – vão apresentar resultados de seus estudos nesta sexta-feira, dia 5, às 13 horas, num evento on-line. No evento – coordenado por Karina Marques, da Universidade Sorbonne Nouvelle, na França –, pesquisadores do Brasil, de Portugal e da França que participam do projeto vão dar informações sobre refugiados obtidas em fontes raras e arquivos internacionais. O encontro é gratuito e será realizado na plataforma Meet.

Depois da apresentação geral do projeto, que será feita pela professora Tucci Carneiro, Karina Marques falará sobre O exílio de Louis Jouvet, Susanne Bach e Max Fischer no Brasil. Estratégias para a liberdade de criação em tempos de guerra e legado transnacional. Em seguida, será a vez de Marie-Noëlle Ciccia, da Universidade de Montpellier, e de Luciana Boganika, da Universidade Rennes, que farão a palestra Vera Korène: a Comédie-Française desterrada. Seguem-se outras quatro palestras: Entre fronteiras culturais: o papel de Jean-Pierre Chabloz nas articulações artísticas Suíça-CearáFrans Krajcberg: uma paixão pela vida, de Brigitte Thiérion, da Sorbonne, De Paris ao Rio de Janeiro e da Sorbonne à UFRJ: as travessias de Fortunat Strowski em tempos de guerra (1939-1948), de George Gomes, da Sorbonne, e Corpo em movimento, memória em cena: a trajetória de Tatiana Leskova no Brasil, de Vanessa Meireles, da Universidade de Montpellier.

Enciclopédia de artes, literatura e ciências faz parte do projeto Travessias, uma iniciativa internacional dirigida pela professora Tucci Carneiro, que coordena o Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (Leer) do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. “Ele busca identificar e valorizar o legado de artistas, intelectuais e cientistas de diversas origens que, fugindo das perseguições do nazifascismo na Europa, encontraram refúgio no Brasil a partir de 1933. Contemplado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura do Brasil, tem como objetivo criar uma plataforma digital científica dedicada à pesquisa e ao ensino a distância, complementada por uma versão impressa de referência”, de acordo com o projeto, que prevê também a publicação de artigos científicos e ações culturais como exposições e exibição de filmes.

O evento sobre o projeto Travessias – Enciclopédia de artes, literatura e ciências – O legado dos refugiados do nazifascismo, Brasil (1933-2025), será realizado nesta sexta-feira, dia 5, das 13 às 14h30, pela plataforma Meet. Grátis


Jornal da USP