Especial 55 anos de Assis Chateaubriand: São Cosme e Damião, a terra do “Piroca”

Fonte- Ademir Brito dos Santos / Jornal O Regional

No próximo dia 20 de agosto, o município de Assis Chateaubriand completa 55 anos de emancipação político-administrativa, vamos relembrar a história dos distritos, patrimônios e comunidades do interior. As informações foram publicadas no “O Regional em Revista”, na edição Especial quando o município completou 50 anos. Os proprietários das terras onde atualmente está localizada a comunidade de São Cosme e Damião pertencia ao pioneiro Pedro, conhecido por todos pelo apelido de “Piroca”.

“No início, o doutor Pedro, não me recordo seu sobrenome, disse que ali ia se chamar Santana do Oeste porque ele veio de um lugar de São Paulo que tinha esse nome, mas não demorou muito tempo, cerca de dois anos, ele decidiu colocar São Pedro, e daí ficou assim até hoje”, conta Geraldo.

Após permanecer por um bom tempo no local, o médico se mudou para Toledo, e de acordo com informações da família Michelon, a última informação era de que ele havia falecido em Foz do Iguaçu, onde trabalhou os últimos dias como profissional na área da medicina.

Fonte- Ademir Brito dos Santos / Jornal O Regional