Escola municipal Heitor de Alencar Furtado estará representando Assis Chateaubriand na próxima fase da olimpíada de língua portuguesa

A Escola Heitor de Alencar Furtado avança para nova fase da Olimpíada de Língua Portuguesa, o concurso tem por objetivo legitimar como protagonistas professores e suas turmas de estudantes, por meio, da descrição de um Relato da Prática Pedagógica, que vivenciaram durante o trabalho de produção do Gênero Textual Poema, categoria do 5º ano.

Cinquenta escolas da rede pública estadual foram selecionadas em quatro diferentes categorias na etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), competição que entra em sua fase estadual.

A Comissão Julgadora Estadual vai escolher até 1º de outubro um representante de cada gênero textual para representar o Paraná na etapa semifinal, que precede a etapa nacional. Além delas, outros 45 colégios de redes municipais concorrem na etapa estadual no gênero poema (para o 5º ano). Entre as Escolas está Heitor de Alencar Furtado de Assis Chateaubriand.

Além de poema, os gêneros propostos são memórias literárias (6º e 7º anos), crônica (8º e 9º anos), documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e artigo de opinião (3ª série do Médio), tendo como tema “O lugar onde vivo”, para resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local e desenvolvimento da cidadania.

Nesta 7ª edição, o concurso premia os melhores relatos de práticas feitas pelos docentes a partir do trabalho desenvolvido por todos os alunos de forma coletiva. O objetivo é valorizar o papel protagonista do professor e seu trabalho com toda a turma, mostrando reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem vivenciado de maneira colaborativa e acompanhando os desafios, estratégias, discussões, soluções e conquistas dos alunos, por meio de fotos, vídeos e das produções textuais.

As inscrições dos trabalhos ocorreram até 20 de maio, ou seja, a realização desta última edição da OLP tornou-se um grande desafio, com a rápida adaptação para o ensino remoto/híbrido, os impactos no aspecto emocional de estudantes, professores e familiares, reinvenção de suas práticas e a busca por novas maneiras de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita.

“Estou muito feliz em saber que através do trabalho de toda equipe pedagógica, professores e alunos da Escola Heitor de Alencar Furtado, foi possível passar para a próxima etapa da Olimpíada de língua portuguesa, isso mostra o comprometimento de todos com uma educação de qualidade. Dentre tantos trabalhos saber que uma de nossas escolas avança é uma sensação maravilhosa que estamos no caminho certo. Tudo está sendo possível, graças ao apoio do prefeito Valtinho, que acompanha de perto, dando apoio e incentivando a todos os profissionais da educação”, salientou a Secretária de Educação e Cultura Fátima Sobral.

OLIMPÍADA – O concurso é realizado pelo Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

Na fase estadual, 42 relatos de prática de cada gênero serão selecionados e vão avançar para a semifinal, sendo um de cada estado e mais três por região e a Escola Heitor está entre elas.

Assessoria/com informações AEN