Encerrando o maio laranja, Assis Chateaubriand realiza capacitação com toda a rede

Campanha Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual contra Criança e Adolescente

Maio laranja, mês de conscientização para combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, teve sua “última” atividade de várias realizadas durante o mês em Assis Chateaubriand, onde foi efetuada uma capacitação  com todos que fazem parte da rede de proteção, foi pensada e organizada em conjunto entre a Secretaria de Assistência Social e da Mulher e a Secretaria de Educação, tendo  como objetivo capacitar e empoderar os integrantes da rede para atuarem no combate e nos encaminhamentos dos casos de violência sexual praticados contra crianças e adolescentes.

A Capacitação contou com a presença de aproximadamente 400 participantes representantes de diversas secretarias e segmentos da rede de proteção.

Durante todo mês de maio várias ações marcaram a campanha, mas o destaque foi o Jardim da Proteção, localizado na praça dos pioneiros, que representa nossas crianças e adolescentes que precisam ser cuidadas e protegidas como flores sensíveis que são, e também aquelas que representam os que foram violentados, e que precisam de um cuidado especial, para que voltem a brotar, crescer, e florir novamente.

Conforme a palestrante, psicóloga e ativista do enfrentamento a violência sexual infantil, Juliana Molina Constantino a ideia foi sensibilizar toda a rede, pois esta é uma luta coletiva e necessita da participação de todos. “Levamos conhecimento e falamos sobre prevenção e o que é abuso sexual, como as pessoas que cometem o crime se comportam, como identificar no comportamento de uma criança ou adolescente uma situação de risco e possam estar passando por abuso e relatei um pouco da minha própria história como sobrevivente desse crime”, ressaltou.

“No derradeiro dia, o trabalho foi para os integrantes da Rede de Proteção que atuam e têm contato direto com os casos de violência, criando consciência e uma padronização de como se abordar e acolher o assunto e dar o encaminhamento correto aos órgãos competentes, por isso parabenizar o município a Câmara Municipal pelas ações realizadas durante o mês de maio”, salientou o promotor de justiça Sergio Segurado Braz Filho.

O vice-prefeito licenciado e Superintendente de Administração e Finanças, Cloves Luiz Angeleli, diz que a campanha está surtindo efeito. “As ações servem para mobilizar a comunidade a denunciar e a relatar casos. Muitas pessoas passam por isso e é muito difícil falar sobre o tema e a motivação dessa campanha tem esse norte e todos nós possamos estar sempre atentos sobre o assunto”, ressaltou Angeleli.

“É uma triste realidade que ainda vivemos, mas com trabalho sério e com a união de todos, iremos amenizar o problema, por isso parabenizo a todos os envolvidos”, frisou a presidente da Câmara Municipal Franciane Micheletto.

“Durante o mês de maio fizemos várias ações, a fim de conscientizar a população sobre o tema, porque não é só o CREAS, o Conselho Tutelar, mas toda a sociedade”, destacou Karoline Castro, Coordenadora do CREAS.

A Secretária de Assistência Social Elizandreia Pardinho, destaca que durante o mês de maio foi intensificada a realização de ações. O combate e o atendimento às vítimas de violência acontecem durante todo ano e com a união de todos, juntos podemos proteger nossas crianças e adolescentes.

Presenças da Secretária de Educação e Cultura, Fátima Sobral, da Assistente Social Susana Borella, da presidente do Conselho Tutelar, Kassia Kathiuscia, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Aureni Pego e dos vereadores Francisco do Nascimento, Ademir Aparecido da Silva e Elisangela Silva Oliveira.