Em Maripá, secretário da Aquicultura do governo federal destaca Oeste como modelo para o país

Camila Angst / Assessoria

Maripá é referência na produção da tilápia pela tecnologia empregada no cultivo da espécie e 5ª maior produtora do Paraná.

Em visita à região Oeste do Paraná, o secretário da Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Jorge Seif Junior, esteve em Maripá na tarde desta terça-feira (10) junto ao secretário Adjunto da Secretaria, Jairo Gund e equipe. Recepcionados pelo prefeito Rodrigo Schanoski e pela vice-prefeita, Janaína Müller Geraldi, Jorge Seif Junior destacou a região oeste do Paraná como modelo para todo o Brasil.

“Hoje o Paraná produz aproximadamente 170 mil toneladas de tilápia e o segundo lugar, que é São Paulo está produzindo aproximadamente 75 mil, ou seja, mesmo que o segundo lugar dobre a produção, não alcança hoje os números que o Paraná produz. Isso é um motivo para nós estarmos aqui prestigiando toda a cadeia produtiva, cooperativas, produtores, indústrias de implementos, fábricas de ração, que é o modelo que precisa ser replicado para o resto do Brasil”, destacou Jorge Seif.

“O Brasil tem quase nove mil quilômetros de costa, temos os maiores rios do mundo, temos 73 lagos de hidrelétrica que podem produzir pescados, então, quando nós vemos o modelo do Oeste paranaense, realmente é uma inspiração e além disso, viemos aqui para ouvir, conhecer e prestigiar essa região tão rica e próspera, especialmente na questão da tilapicultura”, relata.

Maripá é referência na produção da tilápia pela tecnologia empregada no cultivo da espécie e 5ª maior produtora do Paraná. A cidade também se destaca como berço do Arrancadão de Tratores, competição criada em razão da forte vocação agrícola do município. “Quando falei ao secretário sobre nossa cidade, que somos referência na piscicultura, que temos o Arrancadão de Tratores, ele quis vir conhecer, e temos o privilégio de viver em uma região tão diferenciada e, especialmente em Maripá, que tem uma importante contribuição para isso”, pontua o prefeito Rodrigo Schanoski.