Eleições: idoso terá 3 horas exclusivas

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o próximo domingo, dia 15 de novembro. O segundo turno, caso seja necessário, será no dia 29 deste mês. As seções eleitorais vão abrir às sete da manhã e encerrar às cinco da tarde de acordo com o horário de cada região.

Por conta da pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral adotou um plano de segurança sanitária. Uma das medidas foi ampliar o horário de votação, que antes começava às oito da manhã, porém, de acordo com o TSE, as primeiras três horas de votação, de sete às 10 da manhã, serão preferencialmente para idosos e pessoas do grupo de risco.
A medida tem o objetivo de reduzir o contato dessas pessoas com possíveis eleitores infectados. As mais de 401 mil seções eleitorais espalhadas pelo país terão protocolos rígidos de higiene. Além da distribuição de álcool em gel, o uso da máscara será obrigatório.

Antes de sair para votar, o eleitor deve pesquisar o local de votação, já que por conta da pandemia houve algumas mudanças. A consulta pode ser feita pelo aplicativo de celular e-título na opção: onde votar. A justiça eleitoral também pede para que os eleitores levem a própria caneta para assinar o caderno de votação.