Diocese de Toledo: Feriado terá celebrações de Corpus Christi

Paulo Weber Júnior/ Assessoria / Revista Cristo Rei

Conforme o calendário litúrgico da Igreja Católica, nesta quinta-feira (16/06), os fiéis celebrarão a Solenidade de Corpus Christi. Esta é uma cerimônia religiosa que está cercada de tradição, cultura popular e, principalmente, a reflexão sobre a Eucaristia como elemento vital para a vivência da fé.

São diversos horários em que os católicos poderão participar deste momento celebrativo. Cada comunidade de fé se organizou a fim de oportunizar a participação em celebrações e procissões pela manhã ou na parte da tarde.

A preparação das missas acontece muito antes da celebração com grupos de fiéis que se dedicam na confecção dos tapetes para o rito de passagem do Santíssimo Sacramento. Essa preparação está envolvida de muito entusiasmo, uma vez que, após dois anos, as procissões são retomadas. A criatividade na preparação desses ambientes contempla desde o uso de serragem colorida e gravuras até os tecidos com pinturas.

Em alguns locais, membros das pastorais e movimentos, conselhos de pastoral, catequistas e catequizandos, grupos de jovens, entre outros, se envolvem desde as primeiras horas do dia. Em outras comunidades de fé, a organização para esta celebração já acontece há alguns meses, com a reforma dos tapetes utilizados em outras celebrações anteriormente realizadas.

Alguns desses tapetes são feitos com a técnica artesanal do fuxico, que reaproveita retalhos de tecidos, e linhas em ponto-cruz. Com isso, são formadas belíssimas imagens da Hóstia consagrada, Cristo Rei, Bom Pastor, Cordeiro e de Santos de devoção.

O bispo diocesano, D. João Carlos Seneme, presidirá a Solenidade de Corpus Christi, às 9h, na Catedral Cristo Rei. Ao final da procissão, haverá a bênção eucarística. As demais celebrações serão realizadas conforme o horário de costume das comunidades de fé.

Em Assis Chateaubriand, a celebração envolverá as Paróquias Nossa Senhora do Carmo e São Francisco de Assis, com os devotos participando da celebração eucarística às 9h em cada Igreja Matriz. Na conclusão das celebrações, acontecerá um gesto de unidade. A distância entre as igrejas é de aproximadamente 1.500 metros e no meio do caminho as procissões de fiéis se encontrarão para a bênção eucarística e a conclusão das missas desta Solenidade.

Os católicos que participarão destas celebrações, estão sendo convidados a trazer um quilo de alimento não perecível, como gesto concreto de sua fé. As doações serão repassadas à Pastoral do Auxílio Fraterno para o atendimento das pessoas cadastradas.

POR: Paulo Weber Júnior/ Assessoria / Revista Cristo Rei