Dia Nacional do Encontro de Casais com Cristo será comemorado em 10 de julho

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) celebrará na quarta-feira (10 de julho) o Dia Nacional do ECC. Instituído em 2021, esta foi uma iniciativa pós-jubileu (1970-2020). A celebração faz memória ao 1º Encontro de Casais com Cristo idealizado pelo Pe. Alfonso Pastore, nos dias 10, 11 e 12 de julho de 1970, realizado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Pompéia – São Paulo.

Ao longo dos 54 anos de existência, o ECC tem sido um presente de Deus na vida dos casais que dele participam, pois promove a renovação permanente do Matrimônio, o fortalecimento das famílias e os engaja cada vez mais na vida da Igreja. Hoje, o ECC está presente em mais de 800 paróquias espalhadas por todo o Brasil e também em algumas dioceses do exterior. O ECC realiza um trabalho importante na evangelização dos casais e na formação cristã das famílias.

Na Diocese de Toledo o ECC foi implantado em 1985, tendo como berço a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Assis Chateaubriand. O ECC teve seu primeiro encontro de 10 a 12 de outubro de 1985. Esse lindo serviço tem um papel importante de convidar e inserir os casais na vida da Igreja, na vivência da fé, ajudando na formação dos cônjuges para atuarem dentro dos vários movimentos e pastorais das paróquias. O trabalho realizado com os casais deve ser um trabalho “vagaroso, com carinho e com caridade”, pois deve envolver toda a história dos casais e comportar todas as suas diferenças. O resultado é de aprendizado na vivência da vida conjugal e familiar.

CELEBRAÇÕES NAS PARÓQUIAS

Para celebrar com dignidade esse Dia Nacional do ECC, os casais do ECC da Diocese de Toledo são convidados a participar da Santa Missa no dia 10 de julho (ou outra data marcada) nas 15 paróquias onde existe o ECC, a saber:

– Paróquia Santa Rosa de Lima, em Nova Santa Rosa

– Paróquia São Roque, em Nova Aurora

– Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Tupãssi

– Paróquia Santo Antônio, em Formosa do Oeste

– Paróquia Santo Inácio de Loyola, em Jesuítas

– Paróquias de Assis Chateaubriand: Nossa Senhora do Carmo e São Francisco de Assis;

– Paróquias no município de Guaíra: Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora Aparecida

– Paróquias em Toledo: Paróquia Cristo Rei – Catedral, Paróquia São Pedro e São Paulo, Paróquia Santa Rita de Cássia, Paróquia Sagrada Família no Panorama, Paróquia Menino Deus, Nossa Senhora das Graças (Novo Sarandi).

No Documento Nacional do Encontro de Casais com Cristo (ECC) está descrita sua missão no seio da Santa Mãe Igreja. O ECC “é um serviço da Igreja para evangelizar a família, primeiro núcleo da enculturação e da evangelização, ‘Igreja doméstica’ e ‘santuário da vida’, e para despertar os casais para as pastorais paroquiais” (Cap. 1, 1.1).

O trabalho realizado pelo ECC consiste na ação de levar os casais a uma vivência de maneira cristã do Matrimônio, proporcionar aos cônjuges uma inspiração para desenvolver o diálogo sincero entre eles e despertar o casal “para o sentido da vocação religiosa e matrimonial dos filhos, pois a família é ‘sementeira de vocação’”.

O ECC tem como espiritualidade o atendimento dos casais dentro do ambiente de cada paróquia. Por isso é um serviço às famílias de toda a paróquia, despertando-os a viverem o casamento essencialmente cristão, unindo mais os cônjuges em uma relação frutuosa, e incentivando um relacionamento e diálogo mais profundo com os filhos. O ECC, ainda, trabalha a parte formativa com os casais assistidos através de Documentos e Encíclicas da Igreja, como sua Doutrina Social.

De acordo com o fundador deste serviço escola, Pe. Alfonso Pastore: “O Espírito do ECC é a simplicidade, a doação, a oração, a pobreza, a humildade. Este é o caminho de Cristo, de São Francisco. Este é o caminho que liberta o coração e possibilita a fraternidade, que é o sinal do Reino do Pai”.

Fonte: Revista Cristo Rei