Dia Mundial da água: Recuperação de nascentes promove a preservação do meio ambiente em Cafelândia

Dia 22 de março é reconhecido como o Dia Mundial da Água, um dos recursos essenciais para a sobrevivência do mundo. A data criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) é um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.

Em Cafelândia, ações de preservação do meio ambiente e principalmente da recuperação de nascentes acontecem constantemente através de convênio entre o Governo Municipal e do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu com a Itaipu Binacional nos municípios. Na última etapa do convênio, 11 nascentes foram recuperadas em propriedades rurais de Cafelândia “Este trabalho de conservação do meio ambiente é muito importante para que a água na nossa região continue sendo abundante e com qualidade. Neste Dia Mundial da Água, reforçamos a importância deste bem tão precioso”, destaca o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Osni Eising.

Em 2023, as ações do convênio continuam com a oportunidade da recuperação de mais 15 nascentes na área rural de Cafelândia. “Convidamos os produtores rurais que têm interesse na recuperação de nascentes da sua propriedade que venha até a Secretaria de Agricultura, deixe seu nome e endereço. Cuidar do meio ambiente é cuidar para que as gerações dos nossos filhos e netos possam usufruir dos recursos naturais e ter maior qualidade de vida”, conta o prefeito Culestino Kiara.
Além do convênio, os Gestores Municipais de Educação Ambiental também realizam a recuperação de nascentes. Em 2022, foram três nascentes recuperadas pelos gestores.