Dia do Nascituro: a defesa da vida começa na concepção

Revista Cristo Rei

Defender a vida desde a concepção ao seu fim natural é o princípio do cristão. Neste domingo, 8 de outubro, a Igreja convida os fiéis para celebrar o ser humano em formação no ventre materno, chamado de nascituro. Cada paróquia desenvolve programação própria para a data, como por exemplo:

A Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com sede no Jardim Pancera, está em tempos de comemoração da Padroeira. Sendo assim, neste domingo enquanto os devotos participam do 6º dia da novena, a reflexão proposta nas orações é a seguinte “Nossa Senhora Aparecida: intercessora dos nascituros e das mulheres grávidas”. Nesta data, às 19h30, Pe. Marcos Denck da Silva, que é pároco na Paróquia Santa Rita de Cássia, de Toledo, estará no Jardim Pancera para a bênção das mulheres grávidas e dos nascituros. Logo após, haverá confraternização na comunidade.

Por sua vez, na Igreja São Francisco de Assis (Jardim Coopagro), a missa da comunidade, marcada para 8h, terá um momento dedicado à bênção das gestantes e lactantes, assim como ocorrerá na celebração das 9h30 que acontecerá na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Fachini.

Já na Igreja São Cristóvão (Vila Industrial), a bênção das gestantes acontecerá em dois momentos, sendo o primeiro deles na missa da comunidade, às 8h, e o segundo durante a celebração das 19h, que será antecedida pela Novena de Nossa Senhora Aparecida na Capela do Santíssimo.

O Dia do Nascituro é celebrado pela Igreja Católica no Brasil como proposta de conscientização dos fiéis sobre o direito da vida nascente (o feto que está em gestação) e contra o aborto, ainda mais que está em votação no judiciário brasileiro a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 442 que pede a descriminalização do aborto.

Por sinal, a respeito deste assunto, vale a pena você ler o posicionamento da Comissão Especial de Bioética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que condena e acompanha atentamente a tramitação da ADPF nº 442 (Leia a nota completa: clique aqui).

De sua parte, a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recomenda que os católicos leiam o tema “Direito de nascer e ser acolhido em uma família”, proposto no subsídio Hora da Vida preparado para celebrar a Semana Nacional da Vida, em curso desde o dia 1º de outubro

FONTE: Revista Cristo Rei