Dengue: 2º LIRAa fica em 5,10 % com alto risco para Assis Chateaubriand

1.155 Imóveis foram vistoriados

Foi divulgado pela Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand o 2º LIRAa- Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti de 2023, e ficou em 5,10 %, sendo considerado alto risco.

O levantamento foi realizado através dos Agentes de Endemias, do dia 6 a 11 de março, onde 47 imóveis foram notificados em 1155 vistorias e 6 imóveis foram autuados. Os dados apontam que a situação é crítica em vários bairros do município.

O Ministério da Saúde preconiza para que o município não tenha risco de epidemia o ideal é que o LIRAa fique abaixo de 1% e o município está com 5,10.

O município de Assis Chateaubriand é endêmico com relação à dengue, por isso é fundamental que todos os chateaubriandenses se envolvam, não deixando acumular água em objetos, mantendo sempre lotes e quintais limpos.

“São números que nos deixam preocupados e em alerta e por isso novamente chamamos a atenção da população para que ajudem a controlar os criadouros, pois estamos vivendo um período com muita chuva e calor e isso é tudo que o mosquito precisa para se desenvolver e reproduzir e consequentemente aumentar os criadouros. Então recebam os Agentes de Endemias com as orientações e cada um fazendo sua parte para não ocorrer novamente uma epidemia de dengue”, orientou o Secretário de Saúde Fabio Fantin Camilo.

Ação contra dengue

Devido ao alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti , constatado com o novo LIRAa, Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti, em alguns bairros, os Agentes de Endemias estão fazendo a distribuição de sacos para que os moradores possam fazer uma limpeza nos quintais e juntar tudo que possa acumular água e seja na sequência colocado nas frentes das casas que o Departamento de Serviços Urbanos fará a recolha, no Jardim América 2, lado do Paço Municipal.

Os Agentes também estarão orientando para limpeza de calhas e outras situações que possam se transformar num criadouro do mosquito.