De subsídios a infraestrutura de estradas: conheça os incentivos ao produtor rural de Maripá

Camila Angst / Assessoria

Predominantemente agrícola, o município de Maripá tem no agronegócio cerca de 80% da arrecadação municipal.

Na quinta-feira (28), comemorou-se o Dia do Produtor Rural. A data, instituída em 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek, foi criada para comemorar os 100 anos da criação do Ministério da Agricultura. Em Maripá, programas de incentivo e investimentos em infraestrutura apoiam os produtores no desenvolvimento das atividades agropecuárias.

Predominantemente agrícola, o município de Maripá tem no agronegócio cerca de 80% da arrecadação municipal. Deste setor também são oriundos os três símbolos que representam a cidade: a orquídea, o peixe e o trator.

A força do campo se comprova a cada ano com os dados do VBP – Valor Bruto da Produção Agropecuária. A versão preliminar do levantamento relativa à 2021, divulgada recentemente pela SEAB (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná) aponta um crescimento de 32,7% em relação ao ano anterior, ultrapassando R$ 816 milhões movimentados pela produção rural no município, o que coloca Maripá entre os 45 maiores do Paraná.

“Todos estes dados reforçam a importância do trabalho desenvolvido pelo homem e pela mulher do campo em Maripá. É uma área que precisa de políticas públicas que incentivem a manter as atividades e a também a novos empreendimentos. Nesta data, parabenizamos todas os produtores rurais que continuam a investir e em nossa cidade e a produzir o alimento que está em nossa mesa todos os dias”, parabeniza o prefeito Rodrigo Schanoski.

A lei que institui o Programa de Incentivo Agropecuário foi criada em 2006 e tem por finalidade melhorar a infraestrutura e ampliar a produção agropecuária. Desde então, vem auxiliando o desenvolvimento de diversas atividades rurais. Exemplo recente são os serviços prestados no interior do distrito de Pérola Independente, onde um grande investimento está sendo realizado para construção de cinco novos aviários.

“Entre os subsídios estão horas-máquina para terraplanagem e revestimento primário com cascalhamento e solo brita, dentro do que a lei possibilita. O trabalho de atendimento aos produtores ocorre diariamente e de extrema importância para o desenvolvimento do município”, relata o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Adilson Gonçalves da Cruz.

O Programa de Inseminação Artificial é outro programa mantido para prestar apoio à cadeia leiteira. Anualmente, mais de 90 produtores são atendidos pela ação.

Além dos incentivos, um trabalho constante é realizado para manutenção das rodovias rurais a fim de melhorar a trafegabilidade e o escoamento da produção. Entre eles terraceamento, colocação de solo brita e cascalho.

A pavimentação poliédrica e asfáltica é um dos maiores investimentos realizados até o momento, ultrapassando R$ 5 milhões, os quais geram melhorias na qualidade de vida de quem mora no campo e, ainda, facilita o transporte escolar.

De 2021 até o momento, mais de 27 quilômetros de pedra irregular foram executados, entre obras concluídas, em andamento e a iniciar nos próximos dias. Além disso, mais de dois quilômetros de pavimentação asfáltica e 5,2 quilômetros de recape sobre pedra irregular complementam as ações.