Bússolas que conduzem crianças ao conhecimento

Bússolas que conduzem crianças ao conhecimento
Bússolas que conduzem crianças ao conhecimento - Lançamento do Cooperjovem 2026

Cerca de 250 profissionais de educação participaram do lançamento do Cooperjvovem

 

Uma noite de confraternização, troca de experiências e muito conhecimento marcou o lançamento oficial do Cooperjovem 2026 para professores de oito municípios de atuação da C.Vale, no oeste do Paraná. Aproximadamente 250 profissionais da educação participaram da celebração e acompanharam a palestra do autor literário Anderson Novello.

A apresentação, intitulada “A Arte da Escutatória”, realizada na Asfuca de Palotina, abordou como as ideias e informações são organizadas nas mentes das pessoas. Novello destacou que vivemos em uma sociedade com múltiplas distrações, e nossa concentração está cada vez mais comprometida. “Despertar a noção de que nossa escuta pode ser aprimorada, especialmente entre professores que irão repassar isso aos alunos, é acreditar que a escuta será cada vez mais valorizada”, afirmou o palestrante.

Anderson Novello é palestrante nas áreas de Leitura, Literatura Infantil, Contação de Histórias, Oratória e Escutatória
Anderson Novello é palestrante nas áreas de Leitura, Literatura Infantil, Contação de Histórias, Oratória e Escutatória

Bússola

Os profissionais foram comparados a bússolas, que apontam o norte, ou seja, conduzem os alunos pelo caminho do conhecimento e iluminam seu futuro. Como símbolo, receberam um chaveiro em formato de bússola para sempre se lembrarem dessa missão.

Presente ao evento, a gerente da Assessoria de Qualidade e Comunicação Social, Mirna Furio, expressou sua felicidade por ter participado do programa por cerca de 20 anos. “Em todo esse tempo de Cooperjovem, vejo o quanto ele impacta a vida das crianças. Muitas vezes é esse programa que transforma a realidade delas”, ressaltou.

“Vejo o quanto o Cooperjovem impacta a vida das crianças.” Mirna Furio
“Vejo o quanto o Cooperjovem impacta a vida das crianças.” Mirna Furio

História

Mais de 42 mil alunos, de 57 escolas, já participaram do programa, que tem como propósito formar protagonistas na construção de uma sociedade consciente, colaborativa e próspera. Ao longo de 27 edições, o Cooperjovem envolveu crianças do 4º e 5º anos de escolas dos municípios de Alto Piquiri, Assis Chateaubriand, Brasilândia do Sul, Francisco Alves, Maripá, Nova Santa Rosa, Terra Roxa e Palotina. O projeto trabalha quatro eixos fundamentais: cooperativismo, educação financeira, empreendedorismo e meio ambiente.


Ageiél Pires Machado – Departamento de Imprensa e Comunicação Social – C.Vale Cooperativa Agroindustrial 

 

Leia também: