Coopavel estimula destinações do IR para projetos assistenciais

O site para fazer a destinação é o www.assistirvidas.com.br Crédito: Divulgação

A Coopavel incentiva colaboradores, diretores e cooperados a destinar parte do Imposto de Renda devido a projetos assistenciais que trabalham em favor da criança, do adolescente e do idoso em Cascavel e nos municípios nos quais a cooperativa atua. “Sempre apoiamos essa causa e, diante dos avanços alcançados recentemente, agora passamos a intensificar essa ação ainda mais”, diz o presidente da cooperativa Dilvo Grolli.

Ao mesmo tempo em que o projeto repassa recursos para entidades que há muito contribuem com as causas sociais dos municípios de sua área de abrangência, ajudando a fazer a diferença na vida de muitas pessoas, esse é um dinheiro que permanece e é investido nessas próprias comunidades, destaca Dilvo.

Com as mudanças feitas no formato do programa, recentemente apresentadas em evento na Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), a previsão é que a soma arrecadada no município cresça gradativamente nos próximos anos. O volume médio conseguido por exercício até 2020 era de R$ 1 milhão, mas Cascavel tem potencial para atingir R$ 15 milhões por ano – o potencial de arrecadação é expressivo em todos os 23 municípios do Oeste e Sudoeste onde a Coopavel tem filiais.

Banco de projetos

Com a participação de profissionais e entidades, a exemplo do Sescap, Sincovel, Acic, Câmara de Vereadores e outras, chegou-se a um novo modelo de recepção e gestão das destinações. Com o Banco de Projetos, pessoas físicas e jurídicas podem repassar percentual do IR devido para a entidade que quiserem segundo as iniciativas devidamente cadastradas.

Para tanto, os contribuintes podem acessar o site www.assistirvidas.com.br e conhecer as entidades e seus respectivos projetos. Então, o doador pode optar a quem destinar os recursos. No mesmo site, pessoas físicas e jurídicas geram o boleto para efetuar a destinação. As entidades inscritas e já integradas pertencem aos conselhos da Criança, do Adolescente e do Idoso. “Com essa ferramenta, vamos aumentar os valores conseguidos e principalmente potencializar os resultados dos projetos cadastrados”, diz o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior.

Do valor da destinação, 70% são encaminhados ao projeto escolhido e 30% ao Fundo Municipal e, com isso, ele pode apoiar e ajudar ações sociais com menor expressão que não consigam atingir a totalidade do valor necessário para seu devido desenvolvimento.

Fonte: Assessoria Coopavel