Conversando sobre ansiedade com a psicóloga Daslainy Lima

ansiedade é um estado emocional que tem influenciado de forma negativa, boa parte das pessoas. Mas, não precisa ser assim. Temos que saber filtrar o que é negativo e nos prejudica, realizar algo Motivante, para evoluirmos e prosseguirmos com mais qualidade nos relacionamentos pessoais, sociais e profissionais. A psicoterapia pode nos auxiliar nessa tarefa. Se somada à neurociência, melhor ainda. Através de profissionais especializados, podemos evitar tantos conflitos e desacertos.

Com a pandemia, houve agravamento dos quadros de ansiedade e ,medo, no mundo e no Brasil, não foi diferente. “Eu, que sou psicóloga, atendo na área clinica, percebo o aumento da incidência de Ansiedade bem como outros quadros psicológicos preocupantes, que necessitam de tratamento e intervenção”.

A seguir, a psicóloga, neuropedagoga e palestrante, Daslainy Lima, criadora da Atitude- Terapias e Desenvolvimento Humano, responde a perguntas sobre ansiedade e nos convida a refletir sobre outros conexões mentais, que podemos fazer, para nos tornarmos assertivos e lidarmos com os desafios da nossa Vida. Confira:

O que é Ansiedade e como o nosso cérebro e corpo processam tais informações?

Ansiedade é uma emoção familiar a todos nós. Aquela sensação de tensão, apreensão e preocupação que frequentemente desponta durante crises pessoais e conflitos do dia a dia. Embora ela seja desagradável, a ansiedade às vezes é útil. Pense na ansiedade como seu alarme interno pessoal que lhe avisa quando algo não vai muito bem. Às vezes ele te alerta contra riscos reais, e isso é adaptativo e perfeitamente normal. A ansiedade tem efeitos físicos e mentais. Como ela é o seu sistema de alarme interno, a ansiedade te coloca em alerta físico, te preparando defensivamente para fugir ou lutar contra perigos em potencial. Mas a ansiedade também te coloca em alerta mental, fazendo você focar sua atenção diretamente na situação ameaçadora. Então, você se torna extremamente vigilante, escanceando o ambiente em busca de possíveis perigos. Quando a ameaça passa, seu sistema de alarme desliga e você se acalma. Mas mesmo que a ameaça persista, normalmente em algum momento você pode colocar seus pensamentos ansiosos de lado por um tempo e se ocupar de outras coisas.

Recomendo a quem sofre com isso, que não tente resolver sozinho ou ignorar pois sem tratamento só piora. Pode conduzir a quadros graves maiores. Cuide da sua Saúde Emocional.

Certas Emoções como: Estresse, tristeza e conflitos são uma realidade presente no mundo de hoje e, que trazem muita ansiedade à boa parte dessas pessoas. Qual é o momento certo de procurar ajuda terapêutica?

Sim. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 9,3% da população tem Transtorno de Ansiedade, sendo que Depressão é cerca de 5,8%. A  população sofre com algum sintoma negativo ligado à ansiedade desajustada, esses sintomas limitam a vida das pessoas.

O momento certo para buscar ajuda profissional é, exatamente, quando se percebe que esses sintomas estão prejudicando, limitando e tirando o brilho da vida. Devemos pensar sempre, que a vida é o nosso maior presente e, é possível utilizar as ferramentas certas e viver bem.

Tratamentos terapêuticos, necessariamente, envolvem análises que se processam por longo tempo ou existem estratégias, que possibilitem que, em poucas sessões, o paciente reencontre o equilíbrio?

Existem vários tipos de tratamentos terapêuticos. Atualmente, temos tido grandes avanços científicos em relação ao desenvolvimento de novas técnicas terapêuticas que nos permitem acelerar os resultados dos pacientes em tratamento. Um destaque para técnicas da Neurociência. A ciência que estuda o cérebro e que propõe uma reeducação emocional focada no treino da mente, para a construção de novas habilidades e para a superação de traumas e conflitos. São ferramentas que ajudam o organismo a entrar em equilíbrio e a diminuir a ansiedade. Isso contribui diretamente para um aumento de desempenho.  Seja em provas de concursos, de vestibular, esportivas,  desempenho no trabalho entre outros.

Diferencie a ansiedade normal, daquela que é patológica?

A ansiedade normal ou o que, pode ser camada de Ansiedade do Bem, é a energia que nos coloca em ação. É ela que nos ajuda na conquista, correr atrás dos nossos sonhos e nossos objetivos. Já, a ansiedade patológica, é aquela que,  paralisa, através de sintomas, como coração acelerado, mente acelerada, mãos trêmulas, medo excessivo de tudo e todos, medo de perder o controle, entre outros, trava e bloqueia a vida das pessoas.

Como a Pandemia impactou na vida das pessoas que sofrem de Ansiedade e Medo?

Estudos de Havard, apontam que a Saúde Emocional, (2021) foi prejudicada de três maneiras principais: 1. As pessoas ficam ansiosas em relação a pegar o vírus por si mesmas ou carregá-lo e infectar outras pessoas; 2. O isolamento social deixou as pessoas solitárias e desoladas; 3. A pressão financeira e sobrecarga emocional/laboral, pois o emprego está ligado ao bem-estar.

Comida, álcool, drogas ou qualquer outra substância, quando passam a ser consumidas em maior quantidade para aguentar o dia a dia, podem ser indicativos de que é preciso parar e procurar ajuda terapêutica?

Uma palavra chave para seguirmos de forma plena na vida, é o equilíbrio. Significa que, quando perdemos esse ponto de equilíbrio e precisamos de algo para nos preencher, seja através de uma substância ou até mesmo, através de um relacionamento, para diminuir a sensação de sofrimento, é o momento de  Parar, refletir e acender uma luz amarela e buscar ajuda.

A sensação de ser regularmente dominado pela tristeza ou pela raiva, pode indicar algo mais profundo?

É comum sentirmos tristeza, raiva e angústia. Mas, se esses sentimentos dominarem ou prejudicarem a vida, ou dificultarem, até mesmo os relacionamentos, seria importante uma investigação para entender as causas e, eliminá-las.

Algumas pessoas sempre se preparam para o pior e sofrem de uma ansiedade extrema, em que as preocupações são desproporcionais, antecipando a realidade. O que a terapia pode fazer por essas pessoas?

O ser humano é um ser de hábitos, e repetimos Hábitos. Pessoas que sofrem por preocupações fizeram disso um hábito. Mas, nesse caso, um hábito destrutivo. A Psicoterapia, com base na Neurociência, irá contribuir para uma Reprogramação Mental, lidar com Nova Mentalidade, alterando pensamentos e sentimentos. Essa é uma maneira de reeducação emocional, capaz de fazer com que essas pessoas, substituem os pensamentos sabotadores e construam redes de pensamentos assertivos. Assim, é o trabalho com Autoconhecimento para querer e ação para mudar, começa consigo mesmo.

A dor de uma morte na família, uma separação ou a perda do emprego podem ser suficientes para exigir algum tipo de aconselhamento?

Vivemos um momento de grande crise (desde 2020, início da pandemia), com perdas, nos deixam mais vulneráveis emocionalmente. Para que esse seja um processo, o menos doloroso possível, técnicas adequadas da Psicologia e da Neurociência, podem contribuir muito. As pessoas são diferentes e reagem de maneiras distintas, diante de algumas situações. Precisamos romper as barreiras do preconceito e entender que a ciência pesquisa e estuda maneiras de tornar melhor, a vida das pessoas. Essa é uma realidade!

Como a terapia pode ajudar nos relacionamentos íntimos desgastados, seja com a pessoa amada ou com os filhos?

O primeiro passo seria entender de uma maneira mais assertiva, as origens dos possíveis conflitos. Muitas vezes, essas origens tem uma correlação com uma autoestima baixa e com o hábito destrutivo de alimentar mágoas e ressentimentos do passado. Em um processo de Psicoterapia, “limpamos” do coração e da mente esse lixo tóxico, fortalecemos a autoestima. Afinal, quando mudamos o nosso pensamento, tudo muda ao nosso redor. Caso essa mudança seja bem orientada, tudo se transforma em nosso redor e a vida se torna muito mais leve e feliz! Tudo passa, com Foco e Perseverança. Vamos acreditar na nossa Capacidade de Superação.

Até a Próxima! Avante com Atitude!

Psicóloga Daslainy Lima

CRP 08590-7

Atendimento Online e Presencial

Atitude Terapias e Desenvolvimento Humano

Jesuítas – Paraná

Compartilhe e Siga:

Instagram: @daslainylima

#psicologiaclinica

#controledaansiedadeemedo

#resilencia

#tratamentoparaansiedade