Conselho da Juventude: Becker conhece processos de gestão em audiências com prefeitos

Wanderley Graeff / Assessoria

Políticas voltadas à juventude estiveram no foco das reuniões com chefes dos executivos de Maringá e Toledo

Aprofundar o conhecimento sobre os processos de gestão como forma de compreender realidades distintas, mas que em muitos casos convergem no objetivo do atendimento ao interesse coletivo, e ao mesmo tempo debater propostas para a formação de políticas voltadas para a juventude. Esses são tópicos das agendas realizadas em vários âmbitos pelo conselheiro do Conselho Estadual da Juventude do Paraná (Cejuv) e do Conselho Privado de Juventude do Sul do Brasil (Consejuve), Michel Becker. Os contatos mais recentes foram realizados em audiências com os prefeitos de Maringá, Ulisses Maia, e de Toledo, Beto Lunitti.

“O prefeito Ulisses Maia nos recebeu muito bem e expôs em linhas gerais o que está sendo executado em Maringá, que é uma das grandes cidades e uma referência em gestão no país”, comenta Michel. “Da mesma forma, o prefeito Beto Lunitti está fazendo uma bela gestão. Nessas agendas, pudemos falar também sobre as políticas públicas como um todo e em especial àquelas voltadas juventude, que é a nossa grande missão no trabalho que realizamos nos conselhos”, acrescenta.

Michel salienta que o mundo se modifica diariamente com novas tecnologias e formas de gestão colocadas a serviços das comunidades, sendo importante compreender como os municípios estão avançando na adaptação às novas realidades que surgem. “Por isso, buscar uma conexão com os líderes dos mais diversos setores, sejam eles públicos ou privados, em nosso território ou mesmo na esfera internacional, é imprescindível para compreendermos melhor essas transformações”. Nesse sentido, em viagens de interesse empresarial que realizou a países da Europa, México e Coréia do Sul, ele manteve contatos com lideranças que pudessem repassar um pouco do que é executado em outras partes do mundo, “o que nos ajuda a formar uma visão mais ampla sobre políticas e processos de gestão nos mais diversos setores, sejam eles públicos ou privados”.

Com a visão que tem sobre o meio empresarial, que é a sua área de atuação, e buscando uma imersão nos processos públicos de gestão, Michel aponta que a conexão com realidades distintas é imprescindível num mundo globalizado e cada vez mais exigente no tocante ao desenvolvimento tecnológico. “Toledo passa por um processo extraordinário de desenvolvimento alavancado pela grande produção do agronegócio e de outras cadeias dos processos produtivos e de conhecimento. Isso tudo é extraordinário e precisa ser compreendido sob um ponto de vista cada vez mais apurado”, indica.

Por fim, Michel Becker comenta a sua inserção nos conselhos que integra como uma forma de aproximar a região dos ambientes de tomada de decisão, que estão distantes, na capital do Estado. “Essa conexão entre a capital e o interior é imprescindível, onde as realidades são em geral distintas, mas que no fundo convergem para os mesmos interesses quando se fala em políticas públicas. E aí entram fatores como educação, trabalho e geração de renda, práticas desportivas, culturais e de lazer, e até mesmo as questões relacionadas à saúde dos jovens. Tudo aquilo que pudermos fazer para que essas políticas sejam cada vez melhor aplicadas, significa que estamos cumprindo com a nossa missão”, aponta.

Por: Wanderley Graeff / Assessoria