Conhecer para vender: Consultora diz que Brasil precisa conhecer hábitos dos consumidores chineses

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O Brasil está entre os principais parceiros comerciais da China, mas deveria fazer um esforço para exportar mais produtos de maior valor agregado. Atualmente, o país destina à nação asiática grandes volumes de produtos primários, como soja, que são processados antes de chegarem ao consumidor na forma de alimentos, por exemplo. Para isso, o Brasil precisaria buscar acordos comerciais com o governo de Pequim para facilitar a entrada de produtos verde-amarelos no gigante asiático, orienta Larissa Wachholz, que morou na Ásia por cinco anos e serviu como funcionária do governo brasileiro para assuntos chineses. Segundo ela, para os chineses, comer proteína animal (carnes) representa status e qualidade de vida. “O papel do Brasil está na complementação da alimentação dos chineses”, diz Wachholz, explicando que o país asiático produz proteínas apenas para o sustento básico da população. Segundo ela, conhecer de perto os hábitos dos chineses seria importante para abrir outras oportunidades de negócio

Durante sua permanência no país mais populoso do mundo, Larissa Wachholz disse que pode conhecer um pouco mais dos hábitos alimentares dos chineses. “O chinês gosta de comer pés de frango como aperitivo, como lanche. Ele acrescenta que a maior parte da carne de frango brasileira que chega à China é fracionada e embalada novamente por grandes redes de restaurantes ou de supermercados antes de ser colocada à disposição do consumidor.

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