Conferência de Saúde será realizada nesta sexta-feira em Maripá

As conferências municipais contribuem para o planejamento da União e servem de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024/2027.

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) e a Secretaria de Saúde de Maripá convidam toda a população para participar da 13ª Conferência Municipal da Saúde. O evento será realizado nesta sexta-feira (3), das 8h às 16h, no Centro Cultural. O tema desta edição será: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa é uma das oportunidades para que a população participe das discussões relacionadas à saúde e contribua para a construção de propostas que serão encaminhadas às conferências estadual e nacional. Fica o convite aos moradores para que se façam presentes na Conferência de Saúde”, destaca a secretária de Saúde, Marguid Maas Lerner.

O evento está aberto à participação de pessoas que utilizam o SUS, trabalhadores da área, gestores e prestadores de serviços.

As conferências municipais contribuem para o planejamento da União e servem de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024/2027.

PRÉ-CONFERÊNCIAS – A Conferência Municipal foi precedida pelas pré-conferências, que vão ocorreram este mês. No dia 14 de fevereiro, o encontro foi no distrito de Pérola Independente, no dia 15 em Candeia e no dia 16 em Maripá. Com a participação de moradores locais, foram abordados quatro eixos temáticos:

Eixo 1 – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; Eixo 2 – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Eixo 3 – Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia; e Eixo 4 – Amanhã será outro dia para todas as pessoas.