Comércio já deve se preparar para o Natal

Camila Agner / Assessoria

Presidente da AMIC PR dá dicas para quem deseja aumentar a lucratividade nessa época

Apesar de parecer cedo, é preciso afirmar: o clima natalino está se aproximando e, para o comércio, esse período é valioso. Além da simbologia religiosa, o Natal representa o aumento de vendas. Em 2022, segundo dados do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), as vendas do varejo cresceram 10,5% nessa época e a região Sul foi a que apresentou o melhor desempenho.

Para aumentar as vendas natalinas, o presidente da AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná), Jovane dos Santos Borges, sugere que o empreendedor inicie os preparativos cedo.

“O comércio requer estratégia e planejamento que devem ser feitos com antecedência para que o empresário aproveite as oportunidades. Parece que é cedo, mas já é hora de começar a pensar nas vendas do fim do ano”, afirma.

Pensando nisso, o presidente indicou cinco dicas para se organizar para o Natal.

Preparar o estoque para as vendas
O estoque precisa estar pronto para receber o aumento de vendas, que costuma iniciar a partir de novembro. “O empreendedor deve pegar o relatório do ano anterior (2022) e ver quais produtos saíram mais para repor o estoque de forma assertiva”, Jovane explica.

Além disso, o comércio deve observar as tendências para vender o que provavelmente fará sucesso neste ano. Se o empresário vende livros, por exemplo, precisa saber quais lançamentos estão sendo mais comentados.

Aprimorar o atendimento
Durante o Natal, é comum presentear a família e amigos e fazer jogos, como o Amigo Secreto. O presidente da AMIC PR explica que, na maioria dos casos, o cliente não sabe com o que presentear. Para evitar deixar o consumidor com dúvidas e sem adquirir nenhum produto, o atendimento deve estar capacitado.

“O vendedor deve facilitar o caminho para o cliente e deve sugerir presentes para o filho, o tio, o avô, para que seu só cliente precise decidir entre opções legais e certeiras. Por isso, já é indicado fazer treinamentos com os vendedores para que eles saibam produtos e serviços mais indicados para cada perfil”, indica.

Utilizar as redes sociais
Muitas pessoas olham as redes sociais e sites das lojas antes de irem até o local. Por isso, manter as mídias atualizadas é uma forma de se conectar aos clientes e conquistar mais consumidores. Sendo assim, o empreendedor precisa divulgar seus produtos, anunciar promoções e compartilhar seus diferenciais.

“As redes sociais da empresa precisam ser movimentadas e quando o público entra em contato, deve ser respondido prontamente. O tempo de resposta é fator determinante para a venda”, completa Jovane.

Decorar o estabelecimento
Outra questão relevante, segundo Jovane, é a decoração. Quando o comércio está decorado de forma criativa e temática, isso chama a atenção do cliente e o convida para conhecer mais sobre a empresa.

“Pisca-pisca, elementos natalinos e presentes são decorações que trazem um diferencial para loja. Cada vez mais, se percebe um enfraquecimento nesse aspecto e, por isso, quem investe nestes elementos consegue se diferenciar”, lista Jovane.

Nas redes sociais e site, elementos temáticos também podem ser utilizados para se diferenciar da concorrência.

O Natal pode fidelizar clientes
Segundo o presidente da AMIC PR, a magia do Natal também é capaz de fidelizar clientes e, por isso, o período deve ser aproveitado da melhor forma possível.

“Quando o consumidor se depara com um bom atendimento, condições especiais e produtos de qualidade, ele vai retornar ao comércio sempre que precisar. Assim, o empresário aumenta sua lucratividade durante todo ano. Mas antes de pensar nos resultados, é preciso planejar, por isso, a hora é agora”, conclui.

Na AMIC PR, o Ponto de Atendimento ao Empreendedor, espaço que funciona em parceria com o Sebrae/PR, está disponível para indicar soluções, projetos e programas que possam ajudar os empresários nesse período de preparativos para o fim do ano. Para ter acesso aos atendimentos, basta ir até a Casa do Empreendedor, sede da AMIC PR (Rua Maranhão, 92), de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Via WhatsApp, o número de contato é (45) 9859-0111.

Por Camila Agner / Assessoria