Com o apoio da M.A. Máquinas, projeto torna Palotina modelo na formação de atletas de ponta do vôlei nacional

Fonte: www.mamaquinas.com.br

Está comprovado. O esporte é o melhor antídoto para combater o sedentarismo e principal fonte de endorfina, o hormônio do bem-estar. A M.A. Máquinas, eleita a melhor concessionária John Deere da América Latina, com lojas em 11 cidades das regiões oeste e sudoeste, retribui a confiança de seus clientes, incentivando projetos sociais, culturais e de esporte em sua área de abrangência. Um destes destaques é o Agita Vôlei, viabilizado pela M.A. Máquinas/John Deere por meio de incentivos fiscais na área de esportes, desde 2014.

Em Palotina, a M.A. Máquinas desempenha papel importante com aporte de recursos à Associação Pró Esporte, ajudando a descobrir novos talentos do vôlei brasileiro, a partir de aulas semanais ministradas a crianças e adolescentes. Os primeiros passos na formação dos atletas foram dados ainda em 2004, como relata o professor Márcio Braga. “O projeto é uma janela de oportunidade aos jovens e já revelou grandes talentos para o esporte nacional”, destaca.

Um deles é a jogadora de vôlei Ana Luiza Rüdiger, uma das “crias” do projeto desenvolvido em Palotina com incentivo da M.A. Máquinas. Antes de conquistar a vaga ocupada atualmente na equipe principal do Barueri, comandada pelo atual técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, José Roberto Guimarães, Ana Luiza fez uma base sólida nos times de Maripá, Palotina e Marechal Cândido Rondon. Nascida em Palotina em 2 de janeiro de 2003, ela teve a grande sacada de fazer parte do projeto em 2016, vislumbrada pelos resultados da equipe nas competições estaduais, nacionais e internacionais. “Sempre gostei de atividades esportivas. Desde pequena, passei a pegar gosto pelo esporte, ao acompanhar meu pai em seus jogos de futebol”, recorda. “No projeto em Palotina vivenciei diversas experiências no Brasil e no exterior, despertando o desejo de ser jogadora de vôlei”.

O sonho de vestir a camisa da Seleção Brasileira de Vôlei se concretizou em 2019. Ela já participou de competições defendendo o Brasil na categoria sub-21. Com a camisa do Brasil, disputou o Sul-americano em 2019 e o Mundial, em 2020. Ana Luiza almeja chegar à seleção brasileira principal e projeta disputar campeonatos na liga turca e italiana. A palotinense deixa um recado para quem deseja ter projeção no esporte. “Não desistir e persistir cada dia mais”. Humildade e foco são outros atributos indispensáveis para usufruir de uma carreira promissora. “Nada é impossível. A única pessoa que pode medir nosso limite somos nós mesmos”.

Antes de assumir a gerência da M.A. Máquinas em Cascavel, Jocemar Reis acompanhou de perto a evolução do projeto do Agita Vôlei em Palotina. “Temos feito a diferença na vida de crianças e adolescentes e o resultado pode ser observado pelo número de atletas inseridos em grandes equipes de renome nacional”.

A gerente de Marketing da M.A. Máquinas, Julianne Tozo, considera os exercícios físicos fundamentais para manter o corpo e a mente saudáveis. “No caso do esporte para crianças e adolescentes, a prática ajuda também no crescimento e no desenvolvimento físico, mental e emocional”. Para Julianne, o esporte é uma ferramenta de desenvolvimento humano e social e por isso, é um direito. “Cabe não somente à administração pública, mas também à iniciativa privada, garantir o acesso para promover uma mudança social e oferecer a oportunidade às crianças de serem protagonistas da própria história”. Orgulho é a palavra que resume o sentimento da M.A. Máquinas em participar ativamente desses e de outros projetos.