COAMO: Atendimento igualitário faz com que os cooperados se tornem fortes

www.coamo.com.br
Um dos motivos de sucesso da Coamo e do seu cooperativismo de resultados está no tratamento e relacionamento com seus cooperados. Todos são atendidos de forma igualitária, ou seja, sem distinção de tamanho e quantidade da produção. Isto torna a Coamo a melhor opção para os associados. “A Coamo mantém uma política de igualdade para os cooperados e oferece sempre a melhor opção disponível do mercado”, comenta o gerente Comercial de Produtos Agrícolas (Gercop), Fernando Domingues Bosqueiro.
A Gercop conta com uma estrutura pequena em número de profissionais, mas realiza um trabalho com volumes expressivos de produção para os mercados interno e externo. Para desenvolver as atividades, a equipe está conectada com informações obtidas junto as melhores fontes para colocar e fazer a melhor negociação da produção dos cooperados. “Se no passado faltava informação, porque não tinham ferramentas que pudessem viabilizá-las, agora temos vários caminhos. Isso faz com que a gente vá para a negociação sabendo quanto vale o produto e não para saber quanto eles pagariam. Isso acontecia muito no passado, de oferecer o produto sem saber o valor.”
Bosqueiro recorda que antigamente, a cooperativa enchia um caminhão com os produtos dos cooperados e levava para Maringá. “Se tínhamos o desafio de atravessar o Rio Ivaí por meio de balsa, hoje não temos nenhum problema em colocar a produção de grandes volumes em um navio e mandar para outros países.”
Preço e qualidade
O gerente Comercial de Produtos Agrícolas ressalta que a questão de preço tem sua importância durante a negociação no exterior, mas outro fator também tem peso. “A qualidade dos produtos é levada em consideração sempre. Os compradores sabem que os nossos produtos atendem as necessidades. Um exemplo é que a Coamo atende o Norte da Europa, que busca por qualidade, e não o Sul que quer apenas preço. São clientes que aceitam pagar mais pela qualidade, por produtos que têm origem, respeitam as questões ambientais e proporcionam sustentabilidade econômica para os produtores.”
De acordo com o gerente, os agricultores que atuam integralmente com a Coamo têm mais segurança e conseguem uma melhor média de preço ao longo do ano. “São vários os riscos presentes em uma comercialização, então, senão tiver reputação e credibilidade de ambos os lados, poderá ocorrer problemas. Quando se entra em um mercado global tem que levar em consideração os riscos políticos, de boicotes e sanções econômicas, e cambiais”, analisa.
A Coamo mantém relacionamento com clientes e comercializa grandes volumes. “Quando se fala em um navio, falamos em R$ 90 milhões. Em um acordo nesse porte não pode simplesmente olhar no computador, ver o valor e fechar. Tem que fazer um trabalho de base para se certificar de que o contrato será honrado.”