CNBB prepara a abertura do Sínodo dos Bispos 2023

Entre outubro de 2021 e outubro de 2023 acontece o Sínodo dos Bispos convocado pelo Papa Francisco. O tema: “Para uma Igreja Sinodal – comunhão, participação e missão”. De acordo com o manual para o Sínodo, “o objetivo deste Processo Sinodal não é proporcionar uma experiência temporária ou única de sinodalidade, mas proporcionar uma oportunidade para todo o Povo de Deus discernir em conjunto sobre como progredir no caminho para ser uma Igreja mais sinodal a longo prazo”.

Essa primeira fase do Sínodo, chamada de fase de “Escuta”, acontece nas Dioceses. Com a motivação do bispo diocesano, que reúne o Povo de Deus em sua Diocese de modo que possa dar voz a experiência na sua Igreja local, grande parte da riqueza desta fase de escuta virá de discussões entre paróquias, pastorais, movimentos eclesiais, escolas, universidades, congregações religiosas e outros grupos. Com essa metodologia, objetiva-se integrar as dioceses e paróquias no processo Sinodal na vida da igreja local, promovendo uma comunhão mais profunda, uma participação mais plena e uma missão mais frutuosa.

RAÍZES SINODAIS

Ao criar a oportunidade de escutar e dialogar em nível local através deste Sínodo, o Papa Francisco está a chamar a Igreja para redescobrir a sua natureza profundamente sinodal. Esta redescoberta das raízes sinodais da Igreja envolverá um processo que nos levará a aprender em conjunto e com humildade como é a Igreja que Deus nos chama a ser no terceiro milênio.

O atual Processo Sinodal é orientado por uma questão fundamental: “Como é que este ‘caminhar juntos’ tem lugar, hoje, em diferentes níveis (desde o local ao universal), permitindo que a Igreja anuncie o Evangelho? E quais os passos que o Espírito nos convida a dar para crescermos como Igreja sinodal? (Documento Preparatório, 2).

Fazemo-lo escutando juntos a Palavra de Deus na Sagrada Escritura e na Tradição viva da Igreja e, depois, escutando-nos uns aos outros e especialmente aos que estão à margem, discernindo os sinais dos tempos. De fato, todo o Processo Sinodal visa promover uma experiência vivida de discernimento, participação e corresponsabilidade, onde se reúne uma diversidade de dons para a missão da Igreja no mundo.

Neste sentido, é evidente que o objetivo deste Sínodo não é produzir mais documentos. Pelo contrário, destina-se a inspirar as pessoas a sonhar com a Igreja que somos chamados a ser, a fazer florescer as esperanças das pessoas, a estimular a confiança, a vendar as feridas, a tecer relações novas e mais profundas, a aprender uns com os outros, a construir pontes, a iluminar mentes, a aquecer corações e a dar força de novo às nossas mãos para a nossa missão comum (DP, 32).

Fonte: Vademecum para o Sínodo sobre a Sinodalidade

O Sínodo na Diocese de Toledo

A Diocese de Toledo, em sintonia com toda a Igreja, acolhendo a iniciativa do Vaticano para o sínodo dos Bispos, fará a abertura oficial do Sínodo e deste processo inicial de escuta com uma missa no domingo, 17 de outubro, na Catedral Cristo Rei em Toledo às 19h, presidida pelo bipo diocesano, D. João Carlos Seneme.

Dessa forma e a partir de então, as demais iniciativas e encaminhamentos em nível de Diocese já estarão acontecendo visando promover a participação de todo o Povo de Deus desta nossa Igreja Local para a concretização de uma Igreja Sinodal onde a Comunhão, a participação e a Missão sejam os alicerces eclesiológicos.

REVISTA CRISTO REI