A Catequese 2020 está oficialmente suspensa na Diocese de Toledo. Comunicado assinado pelo bispo diocesano, D. João Carlos Seneme, e pelo assessor diocesano da Animação Bíblico-catequética, Pe. Marcos Denck da Silva, confirma a informação que é dirigida aos sacerdotes, coordenadores paroquiais de Catequese, catequistas e catequizandos das paróquias e comunidades da Diocese de Toledo.
A decisão foi tomada após muito diálogo junto aos coordenadores de Catequese e em reunião do clero, ocorrida por decanatos. Com isso, estão suspensas as atividades catequéticas das crianças, jovens e adultos na Diocese de Toledo.
Além disso, as celebrações dos Sacramentos da 1ª Eucaristia e da Crisma não ocorrerão neste ano de 2020. Segundo o comunicado: “Novas datas acerca do momento adequado e fecundo para a realização destes Sacramentos serão comunicadas de acordo com o desenrolar das circunstâncias impostas pela pandemia”. Diante desta situação, catequizandos que estavam prontos para os Sacramentos da 1ª Eucaristia e da Crisma, somente receberão em 2021.
COMUNICADO
SUSPENSÃO DO ITINERÁRIO CATEQUÉTICO 2020
Aos sacerdotes, coordenadores paroquiais de catequese, catequistas e catequizandos das paróquias e comunidades da Diocese de Toledo.
Ainda estamos vivendo um tempo que requer cuidado, atenção e distanciamento físico, no intuito de colaborar com a contenção do contágio pelo novo coronavírus. Tendo presente a realidade, após serenas e prudentes conversações feitas pela equipe da Animação Bíblico–Catequética, diálogo junto aos coordenadores de catequese e em reunião do clero, ocorrido por decanatos, vimos, por meio desta, informar a suspensão das atividades catequéticas das crianças, jovens e adultos na Diocese de Toledo. Para tanto, seguem as seguintes orientações:
As celebrações dos Sacramentos da Primeira Eucaristia e da Crisma não ocorrerão no ano de 2020. Novas datas acerca do momento adequado e fecundo para a realização destes sacramentos serão comunicadas de acordo com o desenrolar das circunstâncias impostas pela Pandemia;
A catequese como itinerário de formação sistemática que nos encaminha também para os sacramentos permanece suspensa até que o retorno presencial seja viabilizado;
Enquanto isso, orienta-se o máximo uso da criatividade: incentiva-se os catequistas a utilizarem as mídias sociais para se comunicar com os catequizandos, onde o acesso seja possível. Também aproveitar melhor as redes católicas de Televisão ou rádio para a formação e participação das crianças e da família em programas e/ou celebrações de todo gênero;
Orientar e dinamizar o conhecimento e a vivência dos tempos fortes do Ano Litúrgico, tais como: mês da Bíblia, mês missionário, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Rocio (Padroeira do Paraná), Finados, Cristo Rei do Universo, Advento, Natal, a Liturgia Dominical, etc.
Que os catequistas aproveitem a riqueza de formações que estão sendo disponibilizadas em vários níveis, a fim de que a nossa formação seja cada vez mais sólida no espírito da inspiração catecumenal tão necessária para os novos tempos da evangelização de toda a Igreja.
O objetivo de todas as iniciativas deve ter como pano de fundo demonstrar a proximidade da Igreja, da comunidade, para com todas os catequizandos e seus familiares.
Confiando na providência divina, recomendo que todos acolham estas indicações em espírito de colaboração e responsabilidade pensando no bem comum. Elevemos nossos corações a Deus que é Pai e cuida de todos como filhos e filhas.
Dom João Carlos Seneme, css
Bispo de Toledo
FONTE- REVISTA CRISTO REI