Capacitação para os pré-conselheiros tutelares é realizada pelo CMDCA e Assistência Social

A capacitação para os pré-conselheiros tutelares eleitos como titulares e suplentes teve início na terça-feira (24). Essa etapa é prevista no edital do processo eleitoral e é de caráter eliminatório, ou seja, os conselheiros eleitos que não participarem da capacitação serão eliminados e não poderão assumir o mandato.

A capacitação está sendo organizada em dois encontros semanais, nos quais serão abordadas todas as políticas sociais existentes no município. A previsão é que a capacitação seja concluída no dia 22 de novembro. O primeiro encontro foi conduzido pelas técnicas Janaína Helfenstein e Susana Borella, da Secretaria de Assistência Social e da Mulher e do CMDCA. Elas apresentaram a relação entre a Secretaria de Assistência Social, o CMDCA e o Conselho Tutelar, além dos procedimentos administrativos e disciplinares.

Durante o primeiro encontro, os candidatos a conselheiros demonstraram interesse e participaram ativamente das discussões. Isso indica que eles estão em busca de conhecimento para desempenhar bem a função de conselheiro tutelar.

A presidente do CMDCA, Aureni Pego, ressalta a importância desse momento de capacitação. Segundo ela, esse é um momento de troca de conhecimento que irá preparar todos os candidatos para assumirem a função de conselheiro tutelar.

A secretária de Assistência Social, Elizandreia Pardinho, destaca que o objetivo da capacitação é preparar os pré-conselheiros para assumirem suas funções no dia 10 de janeiro de 2024. Dessa forma, eles estarão aptos a realizar atendimentos e encaminhamentos de forma correta.

O CMDCA e a Secretaria de Assistência Social estão comprometidos em oferecer todo o suporte necessário para que os conselheiros tutelares exerçam suas funções com excelência. Através da capacitação e do apoio contínuo, busca-se fortalecer o trabalho do Conselho Tutelar e garantir a proteção dos direitos das crianças e adolescentes em nosso município.