Cafelândia retoma programa de inseminação artificial

Após algum tempo sem realizar, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, retomou o programa de inseminação artificial em Cafelândia, que tem como objetivo maior um aumento da genética do rebanho, qualidade de produção há um baixo custo. Este Programa é realizado pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, onde a mão-de-obra será disponibiliza pela secretaria sem custos, ficando ao produtor rural apenas o custo do sêmen utilizado por ele.

Para participação no programa, o produtor deve deve preencher alguns pré-requisitos, que são: possuir cadastro utilizado do rebanho junto a Adapar, apresentar exames de brucelose e tuberculose (anualmente), entregar mensalmente a nota do produtor rural na secretaria e ainda ter instalações adequadas para contenção dos animais. “Fica ainda inteiramente de responsabilidade do produtor, avisar os profissionais responsáveis quando os animais está apto a receber a inseminação. Queremos com esse programa -melhorar os plantéis genéticos dos animais; auxiliar no incremento do aumento da produção e na produtividade do leite; ter um melhor controle de doenças sexualmente transmissíveis; realizar a correção das deficiências de conformação dos animais; auxiliar as famílias com aumento da renda, diminuindo os custos na propriedade”, destacou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leonardo Koehler.

Estarão as disposições sêmen de touros das raças Holandês, Gir, Girolanda, Jersey, Nelore mocho, Tabapuã, Brahman. “Qualquer produtor que tenha um animal bovino poderá participar desde que preencha os pré-requisitos estabelecidos, algumas cobranças são necessárias para o programa, para que possamos assegurar a saúde de nossos animais do município e ganharmos mais força na bacia leiteira de Cafelândia. Qualquer dúvida a equipe da secretaria de Agricultura, no Paço Municipal, está à disposição para esclarecer”, destacou.