Cafelândia realiza 12 º formatura do Proerd

O município de Cafelândia, através da secretaria de Educação e Cultura, em parceria com a Copacol e a Polícia Militar, realizou ontem, segunda-feira (12), a 12 º formatura de 212 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD.

A solenidade oficial aconteceu na Aercol em Cafelândia e contou com a presença do prefeito Culestino Kiara, do presidente da Copacol, Valter Pitol, do Comandante do 2 º Pelotão da 2 º Companhia de Patrulha Escolar Comunitária e Proerd, Tenente Paulo Roberto da Silva; da secretaria de Educação e Cultura, professora Rozane Maria Dal Molin Pitol, da assessora de cooperativismo da Copacol, Elizete Lunelli Dal Molin, da coordenadora dos projetos sociais da Copacol, Gislaine Pontes Fernandes e do Comandante do 2 º Pelotão da 3 º Companhia do 31 º Batalhão da Polícia Militar, subtenente Aldacil Ronfini, a instrutora do Proerd em Cafelândia, Layane Tessele, além dos proerdianos, pais, professores e comunidade escolar.
Durante sua fala, o prefeito Culestino Kiara, destacou a importância do projeto e ainda disse da satisfação de contar com o apoio da Copacol e da Polícia para que o projeto fosse realizado.

“Sabemos que foi difícil conseguir a vinda da Polícia para realizar esse projeto, graças a dedicação da professora Rozane conseguimos trazer esse belíssimo projeto ao nosso município, projeto esse que age na formação de nossas crianças”, destacou o prefeito. Já o presidente da Copacol, Valter Pitol, destacou os problemas causados pelo vício das drogas , como a destruição da família e da sociedade. ´Importantíssimo a parceria da cooperativa com o município e a Polícia, pois sabemos que sem as drogas conseguiremos um mundo cada vez melhor”. A secretária de Educação e Cultura, professora Rozane Pitol, enalteceu o trabalho da instrutora Layane e disse que os ensinamentos realizados em sala serão levados para o resto da vida as crianças.

Proerd
O Proerd é um programa preventivo e estratégico, cujo objetivo principal é ensinar as crianças a dizerem não às drogas e à violência.
Os instrutores do programa, são policiais militares capacitados, que contam com participação da escola e da família e as lições são projetadas de modo a identificar as habilidades básicas e fundamentais para o processo de desenvolvimento da criança, que vão além da questão das drogas, pois ensinam a fazer escolhas saudáveis em todos os aspectos da vida, promovendo a prevenção primária e a orientação para tomar decisões seguras e responsáveis.
O Proerd ensina as crianças a controlar seus impulsos, e a pensar nos riscos e nas consequências de suas ações, solidifica noções de cidadania e de convivência harmoniosa, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência à pressão dos colegas. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre família, escola e polícia.