Cafelândia intensifica trabalho de combate a Dengue

A incidência de chuvas, seguida de altas temperaturas é o clima perfeito para a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya. Em Cafelândia, o relatório da Secretaria de Saúde aponta índices alarmantes de infestação do mosquito. Os dados do LIRAa, Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti, apontou em novembro a média 6,0, que coloca Cafelândia na situação de alto risco.
Desde outubro, o Departamento de Vigilância Sanitária intensificou o combate a focos do mosquito, em ação conjunta com a Secretaria de Agricultura, responsável pela limpeza da cidade, mas é necessário o apoio da comunidade.

“Toda semana estamos com divulgação intensiva nas ruas, pedindo para que a população fique atenta ao cronograma que foi entregue nas casas e limpe seu quintal aos fins de semana, depositando os resíduos que possam ser focos do mosquito em frente a sua casa para que a equipe recolha durante a semana seguinte”, explica o coordenador da Vigilância Sanitária, Anderson Almeida.

É importante que a comunidade siga o cronograma de recolha e depositem os resíduos próximo da data de coleta, evitando que a frente da sua casa fique suja e o principal, uma notificação. “Nós temos um cronograma de coleta que é seguido a risca, então não adianta a pessoa limpar o quintal e depositar os resíduos longe das datas do cronograma. O cronograma foi entregue em todas as casas e está disponível no site da prefeitura. Além disso, o carro de som passa toda sexta-feira, avisando que na próxima semana será efetuada a limpeza naquele bairro”, complementa a coordenadora de endemias, Kelli Oliveira.

Colabore com a limpeza da cidade e com a saúde de seus familiares! Siga o cronograma e vamos juntos acabar com a dengue!