Cafelândia inicia aplicação de fumacê

DA ASSESSORIA

Para reforçar o combate à Dengue, o município de Cafelândia, através do prefeito Dr. Culestino Kiara, solicitou junto a 10ª Regional de Saúde a aplicação do inseticida através do fumacê para os bairros com maior incidência de infestação do Aedes. Nesta quarta-feira (24), além da confirmação do inseticida, o equipamento chegou ao município e deve ainda hoje iniciar a aplicação.

O uso do fumacê é uma medida complementar as demais ações já realizadas pelo município e nesse momento não será feito em toda a cidade. “Estaremos realizando cinco ciclos em alguns bairros e localidades onde detectamos altos índices de infestação. Iniciaremos nessa quarta-feira (24/03) nos bairros Benjamim Antônio Motter, Daniel Folle e Morada Nova, das 16h30 às 20h30 e amanhã cedo, quinta-feira (25), faremos das 5h às 8h no Centro da cidade. O horário é definido levando em conta inúmeros fatores. Outra situação que precisamos deixar a comunidade esclarecido é que em casos de muito vento ou chuva o inseticida não é aplicado”, destacou o coordenador de Endemias, Anderson Luiz Alves Almeida.

O primeiro ciclo – que iniciará logo mais – percorrerá durante os próximos dias os bairros: Bom Jesus, Consolata, Florença I e II, Daniel Folle, Morada Nova, Benjamim Motter, Residencial Alba, Pioneiros I, II e III, Novo Milênio e centro.

Cuidados
Algumas medidas cautelares são necessárias durante a aplicação do fumacê. É necessário abrir portas e janelas, porém antes é preciso cobrir os alimentos dentro da casa, filtros de água, tirar as roupas do varal, cobrir as gaiolas de passarinhos, não deixar pacientes na frente da casa. Pessoas com problemas alérgicos, respiratórios, em situação de saúde precária, crianças, idosos, gestantes e animais domésticos devem evitar de ficar na frente de casa por pelo menos 30 minutos após a aplicação. Aproximadamente 30 minutos após a aplicação já é possível expor novamente crianças, idosos, gestantes e os animais que ficaram protegidos.