Cafelândia: Blitz Educativa conscientiza pais e alunos do CMEI João XXIII

Da assessoria – Amilcar J. Bueno

Um projeto que nasceu da iniciativa do Poder Público, CMEI e Polícia Militar e já orientou centenas de crianças, completa 15 anos de sucesso em 2023. A Blitz Educativa, projeto iniciado em 2008 tomou grandes proporções e hoje é referência para outros municípios do Paraná. Neste ano, a programação iniciou hoje, terça-feira, 26 e segue até o dia 28, nos dois períodos letivos com atividades que vão além da teoria, além da participação dos pais.
Na manhã de hoje, a Rua Vereador Luiz Picolli foi fechada para que os alunos conhecessem mais sobre a sinalização de trânsito, a utilização correta da faixa de pedestre, postura no transporte público, além da orientação a infrações de trânsito como o uso do celular, a falta da utilização de cinto de segurança e outras infrações. Para isso, os pais foram convidados a participar simulando as infrações, recebendo orientações e uma multa simbólica, da doação de 1kg de alimento não perecível que posteriormente será repassado para uma entidade.

“É uma data marcante de um projeto que iniciou na sala e tomou grandes proporções. Hoje levamos o nosso reconhecimento ao Soldado Silva, a professora Adilce que iniciaram esse projeto. Entendemos que ensinando os pequenos, teremos pais, senhores, autoridades muito mais responsáveis. A presença do policial é importante, pois eles vêem no policial um amigo, alguém que está protegendo”, destaca a secretária de Educação e Cultura, Rozane Pitol.

A participação da Polícia Militar fez toda a diferença para a execução do projeto. “Essa orientação que vem desde cedo na vida das crianças, faz a diferença. Eu fico muito feliz em saber que esse projeto se expandiu para todo o Paraná, pois precisamos ter cuidados com nossos filhos e com os filhos das outras famílias de Cafelândia”, relembra a professora Adilce Rodrigues, pioneira no projeto.

“É gratificante ver que os anos se passaram e a ideia evoluiu e virou tradição no Oeste e Sudoeste. Hoje esse projeto é bem amplo de muito valor e que iniciou em Cafelândia. É importante que as crianças aprendam desde cedo a como se comportar no trânsito e também a cobrar aos pais com os comportamentos de trânsito”, comemora o Soldado Silva, que participou do início do projeto.