Cães e gatos são castrados em Assis Chateaubriand por meio do Programa Castrapet

343 animais

O município de Assis Chateaubriand, foi agraciado com o Programa Castrapet, a iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) com o objetivo de controlar a população de animais de rua por meio da castração de animais de estimação, após pedido do deputado estadual e 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná.

Com um investimento de R$ 75 mil, o programa castrou 343 animais, entre cães e gatos, com idade entre 6 meses e 10 anos. A ação aconteceu dos dias 12 a 14 de julho no Centro de Eventos Ângelo Micheletto, pavilhão de Indústria e Comércio e contou com profissionais capacitados para realizar as cirurgias.

Os animais foram castrados gratuitamente e receberão os cuidados necessários antes e depois da cirurgia. A iniciativa é uma oportunidade para que os donos de animais possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus pets e também para a redução do número de animais abandonados nas ruas.

O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, ressalta que a castração é uma medida importante para evitar doenças, reduzir a agressividade e diminuir a reprodução descontrolada. Ele faz questão de fazer um reconhecimento ao governador Ratinho Júnior pela implementação do programa e ao deputado estadual Marcel Micheletto que fez essa ponte junto ao Secretário da Sedest Marcio Nunes. Além disso, ele agradece às pessoas voluntárias que fazem um trabalho junto à APASBAC que de forma voluntária cuidam de tantos animais.

Girlene Jacob, médica veterinária, fiscal e coordenadora do Castrapet, destaca que este é o terceiro ciclo do programa e que retorna a Assis Chateaubriand com um saldo remanescente, pois o município atingiu a estimativa de castração por meio de critérios de seleção e contrapartida. Segundo ela, “São feitas as inscrições, os animais devem estar em jejum e necessitam de um pré-operatório e ainda é dado um suporte pós-operatório aos tutores com muitas informações, pois o animal sai castrado e microchipado e com medicação, sem custo ao tutor e nem para o município”.

O Promotor Sérgio Braz Segurado Filho, destaca que o município de Assis Chateaubriand e o estado do Paraná, unem-se e somam esforços para a castração de animais e isso é de extrema importância e todos os cidadãos devem ter a consciência e a responsabilidade pelo trato dos animais que são dependentes.

Luciane Izabel Diogo, presidente da Associação de Proteção aos Animais Socorro Bicho de Assis Chateaubriand – APASBAC, afirma que o Castrapet colabora muito com o trabalho da entidade, pois diminui as brigas de rua onde os tutores colocam as fêmeas no cio fora do portão e muitos machos se aglomeram onde gera briga, atropelamento e incômodo para a população.

A castração é uma medida fundamental para controlar a população de animais de rua e promover a saúde e o bem-estar dos animais. Além disso, é uma forma responsável de evitar a reprodução descontrolada e diminuir os casos de abandono. O Programa Castrapet é uma iniciativa importante que deve ser incentivada em todos os municípios do país. É fundamental que as autoridades públicas se envolvam em ações como essa, visando o bem-estar dos animais e da população em geral.

Os tutores de animais que não conseguiram se cadastrar na ação do governo do estado, devem realizar o protocolo pelo site do município ou no paço municipal e em caso de dúvidas entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente.

Na quinta-feira(13), o prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, juntamente com o vice-prefeito licenciado e Superintendente de Administração e Finanças Cloves Luiz Angeleli, promotor de justiça Sergio Segurado Braz Filho, Secretária do Trabalho, Emprego e Turismo Milene Angeleli, Secretário da Saúde Fabio Fantin Camilo, Secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente Leandro Silva Carlos, a vereadora Elisângela Silva de Oliveira , Diretor de Meio Ambiente Eduardo Schmatz, Simoni Correa Mantovan Diretora Vigilância em Saúde e do assessor do deputado estadual Marcel Micheletto, Claudenir Honório da Silva.