Brasileiros passam 5 horas por dia em apps; protegê-los contra fraudes é prioridade

InfoMoney

Tecnologia exclusiva, desenvolvida pela Incognia, combina identificadores de dispositivos persistentes à prova de manipulação e localização precisa, para verificar usuários e transações em tempo real

 

O Brasil está entre os cinco países cuja população passa mais tempo em aplicativos: no ano passado, os brasileiros ficaram, em média, 5 horas diárias utilizando os programas, de acordo com dados da consultoria data.ai. Não à toa, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024 destaca que os dispositivos móveis são considerados a “porta de entrada” para uma série de golpes, fraudes e mesmo crimes praticados por organizações criminosas no país.

Diante do cenário, a Incognia, empresa inovadora em soluções de identidade de última geração para experiências digitais seguras, vem aprimorando sua tecnologia proprietária para ajudar empresas a adotarem uma abordagem proativa na prevenção de fraudes, sem que seja necessária nenhuma ação dos usuários. A base das suas soluções está na combinação de dados de identificação de dispositivos e de geolocalização precisa.

“Trata-se de uma solução exclusiva no mercado que promove a segurança de plataformas, usuários e contas, sem impactar a usabilidade dos aplicativos. A nossa tecnologia avalia dispositivos e identifica padrões de uso para detectar comportamentos suspeitos e técnicas fraudulentas, como no caso de criação de contas em escala ou tentativas de clonagem ou adulteração de apps, para impedir fraudes antes que ocorram e evitar que agentes mal intencionados reincidentes acessem os sistemas”, diz Diogo Sersante, country manager da companhia.

Solução exclusiva no mercado

Com o objetivo de prevenir fraudes em tempo real, a Incognia aprimora constantemente essa nova forma de identidade digital, que permite a verificação de usuários em aplicativos e plataformas web sem requerer deles nenhuma ação, como uso de senhas ou códigos. Essa tecnologia pode ser integrada em diversos momentos da jornada digital do usuário, desde a abertura de contas, passando pela autenticação e também para validar transações.

A Incognia é uma empresa de atuação global e suas soluções já são amplamente adotadas por clientes de serviços financeiros, food delivery, marketplaces, como iFood, Rappi, Banco BMG, Superdigital, Turbi, Ton (Grupo Stone), o app de mobilidade urbana europeu FREENOW, anunciado recentemente, entre outros. O que diferencia a tecnologia de outras soluções é a combinação de um identificador de dispositivos (Device ID) persistente, à prova de manipulação, somado à inteligência de localização dos usuários. Com o mapeamento único do perfil dos usuários, a Incognia é capaz de detectar atividades suspeitas em tempo real por meio da análise do dispositivo e do comportamento de determinado usuário durante uma transação ou interação. As empresas recebem as avaliações de risco dessas interações e podem, de posse delas e de uma lista de evidências completa, tomar decisões imediatas para evitar danos.

As soluções contribuem para que as empresas possam prevenir fraudes de forma proativa, com precisão e eficácia. De acordo com o último relatório de operações da Incognia, o Device Identity Frontline Report, somente no ano passado, a companhia, atuando junto aos seus clientes, foi capaz de prevenir 1,2 milhão de contas falsas no setor de delivery. Já no segmento de serviços financeiros, mais de 22 milhões de tentativas de roubo de conta foram evitadas.

Na prática, a tecnologia da Incognia consegue detectar mais de 70% de eventos sensíveis de aplicativos de instituições financeiras – como troca de dispositivo, trocas de senha, tentativas de login e transações  Pix – sem camadas extras de validação.

“Uma das principais demandas de bancos e fintechs é otimizar a experiência dos usuários nos aplicativos. Contribuímos para essa meta ao fornecer um serviço que promove esse propósito ao mesmo tempo em que mantém usuários e contas protegidos”, diz Rafael Gouveia, head de engenharia, da Incognia.

A Incognia construiu um sinal de prevenção de fraudes tão preciso e com foco no cliente que é capaz de preencher uma lacuna significativa no mercado, deixada pelas soluções de identificação e verificação já existentes e deve ser colocado como primeira camada de verificação, deixando a fricção para os casos de alto risco, nos quais um comportamento suspeito é identificado.

O impacto da inteligência artificial nas fraudes e na prevenção

Os fraudadores estão constantemente evoluindo suas táticas para explorar vulnerabilidades e contornar medidas de segurança e antifraude. Nos últimos cinco anos, o cenário da fraude passou por mudanças significativas, impulsionadas por avanços em tecnologias como inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina (ML) e outras inovações, como a adaptação de ferramentas criadas originalmente para desenvolvedores e uso legítimo, como emuladores e clonadores de aplicativos.

Técnicas complexas como deepfakes têm sido utilizadas para burlar os sistemas de verificação e autenticação, nos quais os fraudadores tentam se passar pelos usuários legítimos para acessar contas e realizar transações fraudulentas, entre outras ações que geram impactos negativos.

Por outro lado, a inteligência artificial e os modelos de aprendizado de máquina são algumas das ferramentas que a Incognia utiliza para fortalecer a eficácia das suas soluções. Para isso, o algoritmo é treinado para identificar e analisar continuamente comportamentos específicos considerados anômalos ou suspeitos e, portanto, associados às fraudes, a partir  da base de usuários, que é composta por quase 400 milhões de dispositivos distintos globalmente.

“Os modelos criam perfis dos usuários com base no comportamento e nas interações. Esses perfis são usados para estabelecer uma linha que estabelece o que pode ser considerado como comportamento normal. Qualquer desvio dessa linha pode acionar alertas de fraude potencial, permitindo uma intervenção rápida das empresas para mitigar riscos”, pontua Gouveia.

“Os fraudadores geralmente exibem comportamentos particulares que se destacam dos usuários legítimos, como o uso de ferramentas como emuladores, adulteração de aplicativos ou criação de múltiplas contas”, completa.

O uso de IA também permite combinações mais complexas de diferentes tipos de dados, o que ajuda a reduzir os casos em que transações legítimas são erroneamente sinalizadas como fraudulentas, o que reflete em menos interrupções para clientes genuínos.

“Todas essas funcionalidades, usadas individualmente ou combinadas, provaram que são capazes de entregar resultados de impacto para os nossos clientes. Conseguimos promover uma redução de 90% nos casos de roubo de contas, e diminuir em 95% as fraudes de identidade”, destaca Sersante.

A tecnologia da companhia segue os princípios conhecidos como privacy-by-design, uma metodologia que considera a privacidade do usuário desde a concepção até a entrega das soluções. E, por ter uma atuação global, a Incognia está em conformidade não apenas com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, como também com a GDPR na Europa, CCPA na Califórnia e atua continuamente para acompanhar os avanços na regulação.

“Na prática, coletamos apenas informações de localização, o identificador do dispositivo e dados do aplicativo. Nunca coletamos dados pessoais que podem ser usados para identificar um indivíduo específico, como nome, CPF e endereço”, diz Sersante.

A Incognia soluciona desafios de autenticação e prevenção à fraude em diversos segmentos como serviços financeiros, delivery, e-commerce, marketplace e outros. Mais informações sobre a tecnologia e os diferenciais da Incognia em www.incognia.com/pt.

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