Brasilândia do Sul realiza IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Foi realizada na tarde de quinta-feira (06), no Salão da Terceira Idade, a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em Brasilândia do Sul, com o tema principal: “Comida de verdade, democracia e equidade – Erradicar a fome e garantir direitos”. O evento contou com a presença do prefeito, Alex Cavalcante; do presidente do COMSEA, João Luiz Malfato; da vereadora, Silvia Ferreira Menezes Bonifácio; do secretário de Agricultura, Walmir Bonifácio; da secretária de Assistência Social, Leila Cavalcante; da secretária de Educação, Iremilce Pastori Tomadão, do senhor Alcides Belmiro, que no ato representou os membros da Agricultura Familiar do Município; do coordenador do DESAN regional de Umuarama, Claudio Marconi, além de lideranças e servidores municipais.

Em sua fala, o prefeito Alex destacou a importância do trabalho em torno da política pública em Segurança Alimentar e Nutricional. “Aqui lembramos também do Agricultor, que é um dos atores envolvidos nesse processo e que garante a produção e o acesso ao alimento de qualidade, refletindo assim na melhoria da qualidade de vida dos munícipes”, disse o Prefeito.

A palestra e os trabalhos referentes a conferência foram conduzidos pela nutricionista, Jaciara Reis Nogueira Garcia, que é especialista em Segurança Alimentar e Nutricional pela UNESP. Na sequência foram formados grupos de trabalho que discutiram e aprovaram as prioridades e ações para Segurança Alimentar e Nutricional do Município. “A missão de hoje está cumprida, que era discutir metas, ações e prioridades para a segurança alimentar e nutricional do Município”, destacou o presidente do COMSEA, João Malfato, que ao término, agradeceu o empenho da gestora da política de Segurança Alimentar no Município, a nutricionista Cristiane Bento Rufino, e a todos que ajudaram na realização da Conferência.

“É importante ressaltar que uma alimentação de qualidade previne os agravos relacionados à alimentação e nutrição como as carências nutricionais específicas, desnutrição e obesidade além de doenças crônicas não transmissíveis”, enfatizou a nutricionista Cristiane. Ao final, foram eleitos os Delegados que irão representar o Município na Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional que será realizada dia 30 de agosto, em Umuarama.